Publicidade

ARTIGO

Cidade de Rondonópolis

A cidade de Rondonópolis possui uma população estimada em 218.899 habitantes (2016) e uma área de 4.686 km². O território faz limite com os municípios de Juscimeira, Poxoréo, Itiquira, São José do Povo, Pedra Preta e Santo Antônio do Leverger, além de ser banhado pelos rios Vermelho, Tadarima, Arareau, Rio Ponte de Pedra Ponte , Guiratinga, e Jurigue. A região tem vegetação típica do cerrado, e o clima é tropical quente e sub-úmido, com chuvas concentradas na primavera e no verão.

De acordo com estudos realizados no sítio arqueológico da região, os primeiros sinais de vida em suas terras datam de pelo menos cinco mil anos atrás. Entretanto, a origem dos povoados iniciou-se no final do século XIX e foi marcada por um contingente de índios bororós e pelas comitivas de aventureiros que se arriscavam pela região em busca de ouro e de pedras preciosas.

Sua localização atual é privilegiada, pois fica no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, rota de escoamento da produção e de ligação com o Mato Grosso, região Norte e com o Sul do país. Essa vantagem faz com que Rondonópolis consolide-se, a cada ano, como polo industrial do Centro-Oeste. Contudo, sua economia também tem uma importante movimentação promovida pelas atividades do comércio local. São cerca de 12 mil estabelecimentos comerciais, inclusive grandes redes de supermercados, lojas de departamento e um shopping, que proporcionam aos moradores uma grande diversidade de produtos de consumo. A cidade também produz algodão de alta qualidade, portanto, a expectativa é de que ocorra o aquecimento no comércio das confecções.

Além disso, Rondonópolis detém o rebanho de melhor qualidade genética do país. A excelência da produtividade, aliada à localização estratégica, fez da cidade a capital nacional do agrobusiness. O local sedia a AgriCerrado, maior feira de agronegócio da América Latina.

Já no setor energético, a localidade destaca-se por oferecer a estrutura de três subestações de 138 KV, que com as ampliações realizadas nos últimos anos possui um fornecimento de energia suficiente para atender toda a demanda.

Atualmente, a cidade, que é a terceira maior do estado em número de habitantes e a segunda em arrecadação. Conta com uma rede hoteleira diversificada, cerca de dez empresas de transporte rodoviário, um aeroporto com linhas regulares, e mais de 50 bares e restaurantes qualificados para o atendimento. Além de possuir uma rede de comunicação intensa, composta por cinco emissoras de televisão, seis rádios, três provedores de internet, dois jornais diários e três sites de notícias.

O potencial turístico de Rondonópolis está voltado para os visitantes que apreciam a natureza e o esporte. A região possui cachoeiras e rios propícios para pescaria e rafting. Os campeonatos de skate, motocross, Fórmula Uno, Festival de Arrancadas e o circuito de Vôlei de Praia também contribuem para o turismo local. A principal atração ecológica é o Parque Ecológico João Basso, que é formado por uma área de preservação ambiental particular. No local é possível conhecer as cachoeiras, grutas, inscrições rupestres e trilhas que levam à Cidade de Pedra.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...