Publicidade

ARTIGO

Cidade de Dourados

Dourados localiza-se ao sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul e faz divisa ao Norte com Rio Brilhante, Maracaju, Douradina e Itaporã; ao Sul com Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Carapã e Ponta Porã; ao Leste com Deodápolis; e a Oeste, com o município de Ponta Porã. Fica aproximadamente a 230 Km da capital de Campo Grande e a 120 Km da fronteira com o Paraguai. Pertence à bacia hidrográfica do Rio Paraná, tendo como principais rios o Dourado, o Santa Maria, o Brilhante e o Peroba.

Antigamente era uma região habitada pelas tribos Terena e Kaiwa, cuja presença dos descendentes é marcante até os dias atuais constituindo uma das maiores populações indígenas do Brasil. Após a colonização do homem branco, foi fundada em 10 de maio de 1861, como Colônia Militar de Dourados, sob o comando de Antônio João Ribeiro. Após o término da Guerra do Paraguai, a região teve um povoamento mais efetivo, trazendo espanhóis e bandeirantes em busca de riquezas naturais.

Dado o acentuado progresso da região e pelas notícias sobre a fertilidade da terra, chegaram algumas famílias originárias dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo em busca de novas terras, pois havia muita demanda da exploração dos extensos ervais nativos impulsionada pela ação da Companhia Mate Laranjeira, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região entre os anos de 1882 e 1924. Destacou-se também o desenvolvimento da cultura pastoril e da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entre 1904 a 1914.

No ano de 1935, em 20 de dezembro, através do Decreto nº 30 do então Governador do estado, Mário Corrêa da Costa, foi criado o município de Dourados, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, atraindo, assim, para a região, imigrantes brasileiros e estrangeiros, principalmente japoneses, que dedicaram-se notadamente ao cultivo de café.

Dourados tem como principal atividade econômica o agronegócio e tem como atrativos turísticos prédios históricos, parques e praças, porém, seu principal potencial turístico está nas exposições agropecuárias, festivais e torneios esportivos. Conta com vários cursos universitários e um comércio forte sendo o centro econômico do estado.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Dourados

Portal online IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...