Publicidade

ARTIGO

Cidade de São Luís

Conhecida por seu título de Patrimônio da Humanidade, tornando seu estado conhecido em todo mundo, o município de São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses. A capital do estado do Maranhão formou-se na península que avança sobre o estuário dos rios Anil e Bacanga, sendo uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas, sendo as outras duas Florianópolis e Vitória. Localiza-se, portanto, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar.

Sua formação provém do mar, sendo utilizada como importante via fluvial e marítima, além de seu potencial para centro estratégico. Semelhante à outras cidades brasileiras da época colonial, a capital desempenhou importante papel na produção econômica do Brasil, e, durante os séculos XVII e XIX, foi considerada a quarta exportadora de algodão e arroz, depois de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

Fundada em 8 de setembro de 1612, pelos franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, seguia o padrão dos anseios da economia mercantilista: estabelecer a França Equinocial. Desse modo, a capital maranhense encontra na homenagem dada ao então Rei da França , Luis XIII, as raízes de sua nomenclatura: São Luís. Entretanto, três anos depois, após ser conquistada e incorporada no domínio português (em 1615), a cidade de São Luís ainda sucumbira à conquista holandesa.

Através de muitas lutas e tréguas, assim como aconteceu no caso dos portugueses e franceses, os holandeses foram abatidos pela guerra, sendo expulsos depois de três anos da invasão. De tal modo, inicia-se definitivamente a colonização portuguesa na Ilha. Assim, com o objetivo de fortificar as defesas da costa e a ligação com a metrópole, tais europeus instituíram o estado do Maranhão e Grão-Pará, independente do resto país. Nessa época, a economia era baseada na agricultura e, depois, na exportação da cana-de-açúcar, cacau e tabaco.

Pelos idos de 1860, com a Guerra Civil Americana, a região começou a fornecer algodão a Inglaterra e isso foi bastante significativo, trazendo modernização e crescimento à cidade. Entretanto, no fim do século XIX, a agricultura entra em decadência em relação às concorrentes, investindo em outras formas de obtenção. Atualmente, possui o 12º Parque Industrial entre as 27 capitais do Brasil. É considerada também, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a melhor cidade do país para trabalhar.

A fama do município de São Luís não encontra-se apenas em seu expansível Parque Industrial. mas também na sua arquitetura admirada mundialmente. Isto é, foi na época colonial que o conjunto urbanístico compreendido no Centro Histórico maranhense foi constituído, o qual representa um dos mais marcantes e ricos detalhes do traçado urbano e tipologia arquitetônica da colonização portuguesa.

Conseqüentemente, foi esse histórico que rendeu à São Luís o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade. Construções em alvenaria de pedra e argamassa com óleo de peixe, serrarias e cantarias de lioz de origem europeia, além de madeira de lei constituíam a fundação de tais monumentos, sendo um dos mais representativos exemplares da arquitetura de São Luís os sobrados de fachadas revestidas em azulejos portugueses. Sendo assim, o título concedido pela Unesco, em 1997, durante o primeiro mandato da governadora Roseana, reafirma a beleza e importância de um dos maiores conjuntos de arquitetura civil de origem européia do mundo, com um total de três mil e quinhentas construções, em uma área de 250 hectares.

Além desse reconhecido marco cultural, também faz parte de seu patrimônio a riqueza de poemas e romances de seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Maranhense. Além de dessa denominação, cabe outras características, como Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e a Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, que revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.

Fonte:

Portal do Governo do Maranhão

Prefeitura Municipal de São Luís

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...