Publicidade

ARTIGO

Cidade de Imperatriz

Localizado no Oeste do estado do Maranhão, o município de Imperatriz destaca-se por ocupar a segunda posição de maior centro econômico, político, cultural e populacional do estado. Entretanto, para isso, diversas flutuações econômicas e sociais, em sua história, tiveram que ser superadas, demonstrando sua capacidade de recuperação. Desse modo, nos séculos XVI e XVII, com expectativas de riqueza dos bandeirantes oriundos de São Paulo, a história da cidade de Imperatriz começou a ser traçada.

Enquanto os bandeirantes navegavam da nascente em busca da foz, paralelamente, as entradas religiosas subiam o rio tentando alcançar suas nascentes. De todas as entradas, as mais importante para o município foi a liderada pelo Frei Manuel Procópio do Coração de Maria, natural da Bahia, com a missão de edificar uma vila no Pará, próxima do Maranhão. O religioso subiu o Tocantis, encontrando depois a confluência com o Araguaia e, numa clareira que lhe pareceu propícia, fundou em 1852 a povoação de Santa Imperatriz, homenagem dada à D. Teresa Cristina, Imperatriz do Brasil.

No entanto, enquanto desincumbia sua missão, foi sancionada a Lei n.º 639, de 12 de junho de 1852, determinando o limite entre as duas províncias e tornando o local numa região maranhense. Assim, o território só foi novamente habitado em 1854, prejudicando o governo paraense com o ônus que teve com a indébita instalação. Frei Manuel conformou-se com a situação e soube tirar proveito, empregando sua influência e determinação para tornar a povoação uma vila de fronteira maranhense.

O interesse despertado em imigrantes baianos, cearenses, piauenses, paraibanos, pernambucanos, e mesmo nos maranhenses, pela castanha preta (tocai-una), determinou o rápido progresso do município, uma vez que era passagem obrigatória dos que subiam e desciam o rio Tocantins. A farta receita municipal contribuiu para o rápido crescimento da comuna que, de início, contava com apenas 84 casas. Consequentemente, sua elevação à categoria de cidade aconteceu em 22 de abril de 1924.

Outros marcos históricos também foram relevantes para a construção de Imperatriz, representando os desafios e superações que possibilitaram seu crescimento. A grande inundação do Rio Tocantins, em 1926 é um desses desafios, cuja ação trouxe prejuízo na região. Outro, ocorreu no ano de 1958, com a construção da rodovia Belém-Brasília, onde o município de Imperatriz permaneceu geograficamente longe de São Luís, apresentando um crescimento lento. A partir de 1960, no entanto, a cidade experimentou um acelerado surto desenvolvimentista e, já na década de 70, era considerada a cidade mais progressista do país.

Atualmente, por força de seu desempenho nos setores de agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, comércio, indústria e serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro econômico, político, cultural e populacional do Maranhão, e o principal da região que aglutina o Sudoeste do Maranhão, Norte do Tocantins e Sul do Pará. Isso acontece porque a cidade apresenta-se como entreposto comercial e de serviços, abastecendo mercados locais num raio de 400 km, formando com Araguaína–TO, Marabá-PA, Balsas-MA e Açailândia-MA, uma importante província econômica.

O município também situa-se na área de influência de grandes projetos, como a mineração da Serra dos Carajás (Marabá/Paraupebas), a mineração do igarapé Salobro, a Ferrovia Carajás/Itaqui, a Ferrovia Norte-Sul as indústrias guzeiras (Açailândia), a indústria de celulose Celmar (Cidelândia), que, pela proximidade desses projetos, de algum modo, condicionam seu desenvolvimento. A história e o crescimento de Imperatriz deram-lhe diversos títulos, todos esses demonstram sua reconhecida capacidade de recuperação pelo Brasil. Entre eles, destacam-se as seguintes denominações: Princesa de Tocantins, Portal da Amazônia, Capital Brasileira de Energia e Metrópole da Integração Nacional.

Fonte:

Portal do Governo do Estado do Maranhão.

Prefeitura Municipal de Imperatriz

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...