Publicidade

ARTIGO

Cidade de Caxias

Com uma área de 5.196 quilômetros quadrados, situado na mesorregião do Leste maranhense e na microrregião do Itapecuru, o município de Caxias é a terra de poetas, escritores e batalhas famosas. Sua origem remonta o agregado de tribos timbiras e gamelas, que, com a chegada dos colonizadores, internaram-se nas montanhas e florestas abandonando suas primeiras habitações. Esses colonizadores provinham do movimento das Bandeiras e Entradas, cujo destino era a ocupação das áreas próximas ao Rio Itapecuru, durante a invasão francesa no Maranhão. Releva-se também o trabalho dos missionários na região, estabelecendo aldeamentos indígenas segundo sua fé e interesses.

O território abandonado pelos indígenas foi reutilizado no século XVIII, onde os portugueses edificaram a Igreja Nossa Senhora da Conceição e deram à nova povoação o nome de Aldeias Novas. Em 1811, é conferida para essa localidade o título e prerrogativa de Vila, com a denominação de Caxias das Aldeias Altas, nome reduzido para Caxias na elevação à categoria de cidade, em 1836. Entretanto, entre 1838 a 1840, além da legendária luta pela independência, ocorre outro momento marcante da cidade, que a tornou conhecida: A Revolta da Balaiada. Nela, não apenas o município sofreu suas consequências, assim como abalou todo o estado do Maranhão.

A origem dessa revolta provém de uma série de injustiças prorrogadas após a Proclamação da República, dentre as quais destacam-se a forte crise maranhense e os abusos de autoridade infligidos, estourando, assim, lutas em todo o estado. Três líderes foram importantes durante esse período, Raimundo Gomes, Manoel dos Anjos Ferreira e Cosme Bento de Chagas, cujos destinos foram igualmente trágicos, porém, atualmente, são reconhecidos pela cidade. Foi assim que, na história da “pacificação” do estado do Maranhão, Caxias ficou conhecida em todo o Brasil. E isso foi possível pelo importante cabo de guerra Luìs Alves de Lima e Silva, cuja ação na Revolta da Balaiada garantiu-lhe uma série de homenagens.

Foi no legendário morro do Alecrim que o soldado recebeu, do Imperador do Brasil, a comunicação que seria agraciado com um título honorífico e de que deveria escolher a designação que desejava. O famoso militar escolheu, portanto, o título de Barão de Caxias, sendo depois elevado a Marquês e Duque de Caxias. Desse modo, é interessante lembrar que, ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, o nome do município não se atribui, nem é homenagem, a Luís Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro. Foi ele que resolveu utilizar o nome da cidade, por ser considerado “pacificador” da maior Revolução social do estado do Maranhão.

Sendo assim, com esses acontecimentos históricos tão marcantes para a memória de seu povo, que manifestaram-se na busca pela independência e na revolta contra as autoridades, não é difícil imaginar que o município fornece atrativos de alta qualidade. Caxias é reconhecida atualmente por sua inigualável beleza e por indícios de seu passado, que são lembrados, também, em forma material, sendo as Ruínas da Balaiada, localizadas no Morro do Alecrim, um exemplo disso. Tal atração corresponde ao antigo quartel de polícia, que abrigou José de Cunha Fidié e Duque de Caxias.

Entretanto, não apenas por apresentar uma marcante história ou por ser palco das maiores batalhas do município, Independência e Balaiada, que o Morro do Alecrim se destaca: possui uma bela vista panorâmica da cidade, sedia a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Museu da Balaiada. O Balneário Veneza, com suas águas minerais e lagos com lamas medicinais, também é um importante atrativo. O Centro de Cultura, fundado em uma antiga fábrica têxtil da região que está funcionando desde 1976, quando foi restaurado pelo governo federal,, e a Prefeitura, inaugurada em 1922 no prédio que conserva sua fachada original e que abrigava o antigo Mercado Municipal da cidade, são outros destaques da cidade

Com isso, é possível perceber a riqueza cultural e histórica dessa cidade maranhense. Palco de duas batalhas, possui um valor inestimável para seu estado ao sediar acontecimentos que não apenas mudaram o destino da região, como de todo o Brasil. Desse modo, visitar Caxias não limita-se apenas no contato com os heróis populares propagados, mas, também, com toda ideologia de um povo que lutou pelo seu futuro e, consequentemente, de todo o Brasil.

Fonte:

Portal do Governo do Estado do Maranhão

Prefeitura Municipal de Caxias

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...