Publicidade

ARTIGO

Cidade de Luziânia

Luziânia, cidade goiana com uma população de 196.864 habitantes (2016), está localizada ao leste goiano, fazendo divisa com Valparaíso de Goiás, Cristalina, Unaí e Anápolis.

O antigo município Santa Luzia, hoje Luziânia, teve sua origem na mineração, a qual, no século XVIII, foi desbravada pelos sertanistas. Um dos primeiros a habitarem a região, foi o paulista Antônio Bueno de Azevedo, que junto com amigos e escravos, partiu de Piracatu, Minas gerais, em direção ao Noroeste, até alcançar o Rio Bartolomeu, onde construiu roças e alguns ranchos. Três meses depois, seguiu em viagem rumo ao Oeste, aportando em 1746 às margens do Rio Vermelho, que possui esse nome por decorrência da cor que adquiriu durante as atividades de extração do ouro. Por lá acamparam, construíram as primeiras residências e levantaram a cruz em nome de Santa Luzia, a qual se tornou um marco da povoação. Atraiu, por causa das minas, pessoas livres e escravas, porém, no século XVIII houve um declínio na mineração fazendo com que muitas famílias fossem se dedicar à zona rural, na lavora a na criação de gado.

Em 1867 obteve a categoria de cidade e em 1943 possou a se chamar Luziânia. Com a transferência da capital do Brasil à região central, houve em Luziânia um surto de desenvolvimento que fez com que a cidade se tornasse uma boa opção de moradia, com grande especulação imobiliária.

Atualmente, possui qualidades ambientais, com belas paisagens que fazem de Luziânia um bom destino de viagem. Há atrativos ecológicos, como a Cascata da Colônia, a Cachoeira das Três Vendas, o Morro Canastra e Canastrinha, o Vale das Andorinhas, entre outros; rurais, como a Fazenda Catalão ou Corumbá, e o Pesque pague Paraíso; históricos como a Casa da Cultura Rui Cameiro, o Centro Histórico; festas religiosas, como a Festa do Divino Espírito Santo, as Carvalhadas de Luziânia, entre outras; e eventos como a Festa do Doce do Marmelo, a Exposição Agropecuária, a Festa Junina etc.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Luziânia

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...