Publicidade

ARTIGO

Cidade de Inhumas

Inhumas, que já teve o título de Princesinha do Cerrado, é uma cidade do Estado de Goiás que fica localizada no centro goiano, estando na altitude de 770 metros acima do nível do mar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016, sua população está estimada em 51.932 habitantes que estão presentes nos mais de 615 Km2 de área,. Distante a 48 Km da capital Goiânia, faz limite com os municípios de Araçu, Brazabrantes, Caturaí, Damolândia, Goianira e Itauçu.

A cidade de Inhumas, que surgiu com o nome de Goiabeira, era ponto de descanso para tropeiros, e tinha como referência um extenso goiabal. As terras foram apropriadas sem nenhum rigor da Lei, sendo utilizadas na região duas forças de trabalho: a do agregado e a do posseiro. Porém, ninguém pedia a concessão de suas terras, por diversas imposições. Assim, registrou-se a fazenda Goiabeira de Félix Rodrigues, como a origem da cidade de Inhumas.

Inhumas tornou-se Distrito, ainda com o nome de Goiabeira, em 1896. Já, em 1908 houve a alteração do nome de Goiabeira para Inhumas. Essa escolha foi por causa da existência dessa ave na região. Depois de passar por vários interesses políticos, entre ser distrito do município de Itaberaí, ou não, Inhumas foi elevada a Vila, somente em 1930, conquistando já no ano seguinte à categoria de cidade.

Muitos imigrantes foram responsáveis pelo crescimento da região, como os sírio-libaneses, espanhóis, italianos, japoneses e portugueses, cada qual com sua contribuição. Por ser uma região de terra roxa com reserva de mata cultivável, sendo ótima para a cultura do café, despertou grande corrente imigratória, principalmente com a chegada da ferrovia até Anápolis e a proximidade com a capital Goiânia.

Atualmente, Inhumas tem sua economia voltada para a agroindústria, possuindo um distrito agroindustrial (DAÍ), nele encontram-se importantes indústrias nacionais. Assim, a agricultura é a principal fonte de renda da população, e a plantão de cana-de-açúcar é forte na região, isso se dá ao fato da cidade produzir o álcool combustível e açúcar.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Inhumas

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...