Publicidade

ARTIGO

Cidade de Goiânia

A cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, localiza-se no planalto central do país, entre a zona do cerrado e a floresta tropical, e faz divisa ao Norte com os municípios de Goianira, Nerópolis e Goianápolis; ao Sul com Aparecida de Goiânia; ao Leste com Bela Vista de Goiás; e a Oeste com Goianira e Trindade. Em sua topografia quase plana possui uma estimativa, até 2016, de 1.448.639 habitantes, sendo o 12° município mais populoso do país.

Considerada uma das cidades mais modernas do Brasil e com ótima qualidade de vida, foi planejada em 1933 pelo urbanista Atílio Correia Lima, e executada pelos engenheiros Jerônimo e Abelardo Coimbra Bueno, sendo oficialmente inaugurada em 1942 com o nome Goiânia, escolhido através de um concurso realizado pelo jornal O Social em outubro de 1933.

A ideia da construção de uma nova capital goiana, posto ocupado antes por Vila Boa, hoje denominada Cidade de Goiás, surgiu através dos interesses econômicos de descentralizar o desenvolvimento e em criar uma cidade com traços modernos, planejada e pensada para atender todas a necessidades de época. O local escolhido, plano e próximo às zonas agrícolas, pertencia ao extmunicípio de Campinas, onde se situavam as fazendas de gado de Creméia, Vaca Brava e Botafogo. Teve um rápido crescimento em função político-administrativa, aos serviços correlatos e ao intenso comércio, sobretudo a partir da fundação de Brasília. Em menos de meio século, a contar da data da inauguração oficial, a população de Goiânia multiplicou-se por mil, tendo um dos mais elevados índices de crescimento entre as grandes cidades do país.

Com clima tropical, Goiânia torna-se propícia para passeios em parques, para prática de ecoturismo, para eventos sociais e empresariais, para saídas noturnas e para frequentar os bons restaurantes existentes na cidade. No ecoturismo a cidade mostra responsabilidade ambiental visível nos vários pontos dentro e fora dela, pois a região é cercada de áreas de conservação ambiental com trilhas ecológicas, como a pratica do trekking no Parque Estadual da Serra dos Pirineus, como o montanhismo e a visitação às cachoeiras. A região também é propícia para quem gosta de turismo de aventura, como o rapel, o arvorismo, a tiroleza, o boia cross, a canoagem, tudo com muita segurança e sempre acompanhado por guias ou por empresas especializadas. Para os visitantes que gostam de conhecer e experimentar a culinária da região, a capital goiana possui uma farta cozinha típica, com muitos pratos da região como a galinhada, a carne com quiabo, o arroz com pequi, o peixe na telha.

Mesmo sendo uma cidade recente, do século XX, possui em seu patrimônio histórico prédios que foram tombados, como a torre do relógio, o Palácio das Esmeraldas, o teatro de Goiânia, e outros 22 prédios, que servem para mostrar a história e o desenvolvimento da capital goiana desde sua origem.

Fonte:

Portal online Prefeitura Municipal de Goiânia

Portal online Secretaria de Turismo de Goiânia

Portal online IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...