Publicidade

ARTIGO

Esporte no Brasil

A palavra esporte é muito associada ao Brasil. Antes de qualquer coisa, esse é o “País do Futebol”, único a conquistar o título de pentacampeão, com inúmeros jogadores brasileiros reconhecidos mundialmente. Personalidades que já fazem parte da história do esporte, como Pelé e Ronaldo, passaram a integrar o seleto grupo dos melhores do mundo. Mas o Brasil é também destaque em outras modalidades, a exemplo do basquete, handebol, vôlei e tênis, que também impressionam com muito talento, ainda que não atraiam a mesma atenção e suporte do futebol, esporte mais popular do planeta.

Hoje supervisionadas principalmente pelo Ministério da Educação e do Esporte, as atividades esportivas no país têm os seus primeiros registros no final do século XIX. Nesse período, além de organizadas e oficialmente implementadas, as atividades contaram com a fundação de clubes e a criação da Confederação Brasileira de Desportos, que estabeleceu bases para a organização esportiva em todo o país.

Recentemente, o esporte brasileiro vem sendo influenciado, sofrendo impactos e recebendo melhorias graças a entidades oficiais, ao marketing esportivo e à televisão segmentada. Os resultados dessa influência são a popularização e maior suporte a várias atividades esportivas, incluindo o aumento de patrocínios e projetos sociais focados no esporte, culminando no desenvolvimento de novos atletas.

Nesse contexto de mudanças, o governo também exerce um importante papel. Atualmente, existem vários programas de incentivo ao esporte profissional. Uma dessas iniciativas é o programa federal “Bolsa Atleta”, que garante uma manutenção pessoal aos atletas que não possuem patrocínio. Com o objetivo de dar condições para que eles se dediquem ao treinamento esportivo, o país tem tornado mais democrática as participações em competições e o desenvolvimento de uma carreira esportiva de sucesso.

Quanto ao acesso ao esporte não profissional, aí também existem diversos programas sociais, desenvolvidos para que toda a população brasileira tenha contato com as mais variadas modalidades. Um bom exemplo é o programa orçamentário “Vivência e Iniciação Esportiva Educacional – Segundo Tempo”. Com o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, essa iniciativa vem promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, especialmente em áreas de vulnerabilidade social. Outro programa que se destaca é o “Pintando a Cidadania”, desenvolvido com o objetivo de proporcionar a geração de emprego e renda através da produção de material esportivo e uniformes.

Além dessas ações públicas, diversas medidas vêm sendo tomadas, promovendo, ao longo dos anos, a consolidação do esporte brasileiro. Uma demonstração disso são os vários eventos internacionais já sediados no país, com destaque para os Jogos Pan-americanos de 1963 e 2007, a Copa do Mundo de 1950, o Campeonato Mundial de Futsal de 2008 e o Campeonato Mundial de Basquetebol Feminino de 2006. Além disso, confirmando mais uma vez a potência e importância do país para o esporte mundial, em 2009 o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Fonte: Portal online do Comitê Olímpico Brasileiro

Portal online do Governo do Brasil

Portal online do Ministério do Esporte

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Programas de incentivo

Com a criação do Ministério dos Esportes, em 2003, o Brasil passou a adotar uma Política Nacional de Esporte que atua em quatro níveis: ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...