Publicidade

ARTIGO

Cidade de Vila Velha

O município de Vila Velha localiza-se na região central do estado do Espírito Santo e está a 12 km de distância da capital Vitória. Com uma área de 209 km² faz limites com os municípios de Vitória, Cariacica, Viana Guarapari e com o Oceano Atlântico. Seu clima é tropical litorâneo com período de chuvas de outubro a janeiro, e sua temperatura média anual é de 25°C. Economicamente Vila Velha está em pleno crescimento, com inúmeras empresas instaladas na região, com destaque para o polo industrial da Glória, polos de confecções, a fábrica de chocolates Garoto e o setor portuário.

Município mais antigo do estado do Espírito Santo e também o mais populoso, com 479.664 habitantes, segundo dados do IBGE para o ano de 2016, Vila Velha foi fundada por Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, em 1535. Recebeu o nome de Vila do Espírito Santo e logo passou a ser sede da capitania. Entretanto, em 1549, a sede foi transferida para Vitória e a cidade começou a ser conhecida como Vila Velha. No ano de 1750 foi elevada à categoria de distrito, e a município em 1890. Após ser incorporada várias vezes ao município de Vitória, em 1947 desmembrou-se em definitivo e, em 1959, passou a ter como nome oficial Vila Velha.

A cidade oferece vários atrativos naturais com mais de 30 km de lindas praias: a Praia da Costa, a Praia de Itapoã, a Praia do Barrão, a Praia Grande, dentre outras. Além disso há várias ilhas, como a Ilha das Garças, a Ilha do Boqueirão ou Ilhas Itatiaias, e ainda a gruta do Frei Pedro Palácio, a Cachoeira da Fumaça no rio Itapemerim, e várias lagoas: a Lagoa Amaralina, a Lagoa de Jabaeté, a Lagoa de Jacaranema, a Lagoa do Milho ou Lagoa Vermelha e a Lagoa dos Caraís. Os morros da Mantegueira e o da Penha (ou Morro do Convento) também são uma atração à parte.

Para o visitante que prefere passeios históricos e culturais a cidade também oferece várias opções, como teatros, galerias de arte, museus e igrejas centenárias, como a mais famosa delas, o Convento da Penha, considerado o principal monumento religioso do Espírito Santo, e também a Igreja do Rosário, ambas construções do século XVI e XVII que dão um ar todo especial à arquitetura da cidade. Também não se pode deixar de mencionar o Forte de São Francisco Xavier e o Farol de Santa Luzia, edificações que datam do século XIX.

Outro local bem interessante para se visitar é o Sítio Histórico da Prainha, um complexo que congrega pontos históricos e novas construções edificadas sobre uma região que foi aterrada. Essa localidade, há muitos séculos atrás, foi cenário do trabalho de catequização do Padre Anchieta com os índios da região. Na Prainha também estão instalados o 38° Batalhão de Infantaria; a Escola de Aprendizes de Marinheiros; o Forte Piratininga; o Museu Homero Massena; a Igreja Nossa Senhora do Rosário; o obelisco em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho; e o Museu Etnográfico, mais conhecido como Casa da Memória, que guarda documentos da época da colonização do município.

Também muito visitada pelos turistas e de grande importância para a população local, a Ponte Florentino Ávidos – conhecida como Cinco Pontes, foi construída na Alemanha e montada nos anos de 1920, tornando-se a primeira ligação entre a capital, Vitória e Vila Velha, o que acabou por proporcionar, em grande parte, o crescimento da cidade.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Vila Velha

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...