Publicidade

ARTIGO

Cidade de Serra

O município da Serra localiza-se na região central do estado do Espírito Santo e é o maior da grande Vitória, com uma população estimada em 494.109 habitantes, segundo dados do IBGE para o ano de 2016. Possuindo uma área de 547 km² e fazendo limites com os municípios de Fundão, Vitória, Cariacica, Santa Leopoldina e o Oceano Atlântico, seu período de chuvas vai de outubro a março, com temperatura média anual de 23°C e clima tropical quente e úmido.

Os setores do comércio, turismo com grande potencial de expansão e a indústria de transformação são os destaques nas atividades econômicas do município. Com relação à indústria de transformação, ela responde por 70% das atividades da indústria de transformação no estado. A cidade ainda abriga o Centro Industrial de Vitória – CIVIT, a Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST e os portos marítimos internacionais de Praia Mole e Tubarão.

Em termos de história há muito para se contar. Seus primeiros habitantes foram os índios temiminós do Grupo Tupi e, como em grande parte dos municípios do Espírito Santo, Serra também foi “desbravada” pelos padres jesuítas. Tal presença deu-se através da figura do padre Brás Lourenço, que chegou ao local por volta do ano de 1556.

No início de seu povoamento a aldeia era composta pelos colonizadores portugueses que estabeleceram seus engenhos e, para tal empreitada, trouxeram escravos africanos para o trabalho braçal, embora os indígenas também realizassem esse tipo de serviço. Desses vários povos Serra soube acolher um pouco de cada cultura, manifestadas na religiosidade, na riqueza do folclore e das festas.

Com a colaboração do Cacique Maracaiaguaçu, o padre Brás Lourenço fundou a Aldeia Nossa Senhora da Conceição das Serra, em 1556, no alto do monte Mestre Álvaro. Com o desenvolvimento da aldeia, em março de 1724 tentou-se elevá-la à categoria de freguesia. Todavia, como a Igreja não havia sido concluída houve a necessidade de solicitar uma nova Carta Régia que foi elaborada em maio de 1752, agora sim elevando Serra à Distrito e Paróquia. Em 1822 a sede da Serra foi elevada à categoria de Vila e, em 1875, pela Lei n° 06, a vila foi decretada cidade.

Com grande potencial turístico o município reúne história, cultura local e seu belíssimo litoral que, estende-se de Carapebus ao Sul, limite de Vitória, até Nova Almeida, ao Norte, divisa com Fundão, totalizando 23 km com muitas praias, sol e gente bonita. Pode-se ainda encontrar praias virgens, cachoeiras e lagoas, como a Lagoa Jacuném, a Lagoa do Juara e a Lagoa de Carapebus, além do famoso Morro Mestre Álvaro, com 833 metros de altitude que pode ser avistado de qualquer ponto do município, sendo possivelmente o pico costeiro mais alto do Brasil, com riqueza de fauna e flora e convidativas piscinas naturais.

E o que dizer da culinária? Serra está entre as cidades que fazem parte da Rota do Sol e da Moqueca. Essa rota é um “produto turístico” que o Espírito Santo oferece ao seus visitantes, fazendo parte também as cidades de Vitória, Anchieta, Vila Velha e Guarapari. Com cerca de 100 km de praias, existem bares, restaurantes, hotéis e parques, tudo com ótima estrutura para agradar a todas as idades.

Quanto à moqueca capixaba, ela é feita com peixes nobres e tintura de urucum, nas famosas panelas de barro, resultando num prato que consegue reunir a tradição pesqueira local e a influência indígena.

Com tudo isso, visitar Serra é deliciar-se e desfrutar das mais encantadoras paisagens e da acolhida calorosa de um povo que sabe receber seus turistas.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Serra.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...