Publicidade

ARTIGO

Cidade de Cariacica

Cariacica é um município da região central do estado do Espírito Santo, fazendo parte da grande Vitória e, a oeste, do canal da Baía de Vitória. Em população é o terceiro município do estado, com aproximadamente 384.621 habitantes, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2016. Possui uma área de 279 km² e faz limites com os municípios de Santa Leopoldina, Viana, Vila Velha, Serra, Vitória e Domingos Martins. O período das chuvas vai de outubro a abril e o clima é o tropical de altitude chuvoso, com temperatura média anual de 23°C.

A economia é bem diversificada, com destaque para os setores moveleiro, confecção, metal mecânico e siderurgia. Abriga uma das áreas comerciais de grande valor econômico para o estado, o bairro Campo Grande, com grande potencial para a atração de investimentos, possuindo cerca de 15 milhões de metros quadrados de áreas disponíveis e um parque empresarial cujo foco é o setor de logística e serviços ligados ao comércio exterior.

Cariacica possui uma localização estratégica, o que possibilita a integração com diversas regiões do país por ser atravessada pelas rodovias estaduais e federais (BR 101 e BR 262), contar com modais ferroviários e abrigar o maior porto seco da América Latina, por encontrar-se próxima a grandes portos marítimos. Há também um forte trabalho de fortalecimento das micro e pequenas empresas, com incentivos fiscais e a facilitação para a abertura de empresas.

O município traduz bem a imagem da miscigenação brasileira, devedora de suas origens indígenas, mas fortemente marcada pelas culturas negra e européia. Seu nome surgiu da expressão “ Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios goitacás para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes, quer dizer “ chegada do homem branco”

Inicialmente ficou conhecida como Povoado de Cariacica no ano de 1567. Já, em meados do século XIX, em 1829, a cidade recebeu os primeiros imigrantes. Por volta de 400 pessoas, de origem pomerana, acompanhados por alemães provenientes de Santa Leopoldina e Santa Izabel, fortaleceram as primeiras povoações em Biricas, Pau Amarelo e outras localidades mais viáveis às atividades agrícolas. Diferentemente de outras colônias, os colonos foram empregados na construção da estrada de ferro que ligava Vitória a Minas.

No ano de 1837 foi elevada à condição de freguesia, passando a chamar-se Distrito de São João Batista de Cariacica. Com o crescimento populacional, através do Decreto de Lei Estadual nº 057 de novembro de 1890, foi criada a Vila de Cariacica e, em dezembro do mesmo ano, foi elevada á categoria de município pelo Governador do Estado, Constante Sodré. No entanto, comemora-se o aniversário da cidade no dia 24 de junho, por ser o dia de São João Batista, seu padroeiro.

A cidade oferece vários atrativos naturais, culturais para o visitante, dentre eles a Cachoeira do Gonring – no braço do Rio Mangaraí; o Monte Mochuara com 728 metros de altitude, semelhança do Monte Álvaro e pode ser visto de várias partes da grande Vitória, é habitat de várias espécies da flora ameaçadas de extinção, como o araçá-do-mato, o pau-dalho, o cobi-da-terra, o jequitibá e o jeriquitim e sua fauna rica com beija-flores, pica-paus, lagartos, dentre outros; a Represa Velha, primeira represa construída, em 1918, para captar água para o consumo da capital Vitória, e a Igreja de São João Batista, que fica na praça central, sua construção iniciou-se em 1839 e foi concluída em 1851.

Para aqueles que querem aproveitar para fazer algumas compras podem conhecer o maior shopping aberto do estado, o Campo Grande, que concentra boa parte do comércio de Cariacica.

A área rural compreende 50% do território do município e conserva muito da história, das tradições e da cultura local. Para os que gostam dos esportes de aventura a região é ideal, uma tendência atual é o vôo livre. A região é um cenário propício para caminhadas, cavalgadas e passeios diversos. Algumas propriedades oferecem atividades de lazer, com ótima qualidade no atendimento. O artesanato é criativo, com peças de alumínio reciclado e trabalhos de fibra de bananeira.

Assim, por sua diversidade cultural e pelas várias opções de lazer, Cariacica convida o turista para conhecê-la e desfrutar de sua acolhida hospitaleira.

Fonte:

Portal da Prefeitura Municipal de Cariacica

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...