Publicidade

ARTIGO

Cidade de Aracruz

Aracruz é um município do litoral norte do Espírito Santo, com uma população de 96.746 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2016. Possui uma área de 1.423 km² e faz limites com os municípios de Linhares, João Neiva, Ibiraçu, Fundão e o Oceano Atlântico.

O clima é o tropical quente e semi-úmido, com chuvas em outubro e janeiro e uma temperatura média anual de 28ºC.

A cidade tem uma localização estratégica, pois fica próxima à capital Vitória, a 83 km de distância, e de quatro grandes centros econômicos brasileiros, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Além disso conta com uma boa matriz energética – elétrica, com disponibilidade de gás e uma boa infraestrutura no transporte, com modais rodoviário, ferroviário e marítimo integrados.

Os setores metalmecânico, construção civil, turismo, indústria e comércio são bem desenvolvidos, com possibilidade de expansão. Tal desenvolvimento deu-se, em parte, a partir da instalação da Aracruz Celulose, que gerou grandes transformações em todos os setores econômicos do município e na região.

O município tem recebido vários investimentos, como a modernização do Porto de Barra do Riacho, incluindo investimentos da Transpetro para implantação do terminal de beneficiamento e transporte de Gás Liquefeito de Petróleo –GLP; duplicação do terminal portuário especializado em celulose e madeira -Projeto Portocel 2; empreendimentos por parte da Petrobras, em petróleo, gás e derivados e a previsão de grandes investimentos públicos em transporte, com a construção de novas malhas viárias – rodovias, ferrovias e marítimas.

O que se denomina atualmente como cidade de Aracruz, antes da chegada de colonizadores brancos e europeus, foi habitada por índios temiminós, liderados pelo cacique Maracaiguaçu - “Gato Grande do Mato”.

No ano de 1556, o Padre Brás Lourenço, juntamente com um auxiliar, o Padre Diogo Jácome, fundaram um núcleo de catequese que levou o nome de Aldeia Nova, atraindo muitas tribos, dentre elas a do cacique Maracaiguaçu.

Com a fundação da Aldeia dos Reis Magos, hoje Nova Almeida, o núcleo passou a ser denominado de Aldeia Velha. A localidade também recebeu imigrantes italianos, sendo precursor o Sr. Pietro Tabacci, que chegou à região de Aldeia Velha e fundou a Fazenda Nova Trento, em uma referência a sua terra natal.

Em abril de 1848 criou-se a vila de Santa Cruz, e em março de 1891 a vila foi elevada à categoria de cidade. Através de uma resolução da Comarca municipal, no ano de 1943 a sede do município foi transferida para o município de Sauassú, e, em 31 de dezembro desse mesmo ano, a cidade passou a chamar-se Aracruz.

Aracruz possui uma diversidade natural, com extensas áreas verdes, praias, restingas, manguezais, coqueirais, remanescentes de Mata Atlântica, reservas ecológicas, tartarugas marinhas, lagoas e rios. Há também opções para quem quer conhecer um pouco mais das tradições locais através das manifestações folclóricas, da rica culinária, com muitos pratos a base de peixes e frutos do mar e o agroturismo, com passeios e roteiros que permitem apreciar os costumes do campo e saborear os produtos típicos coloniais.

A cidade está bem próxima da capital Vitória, com acessos principais pela BR-101, pelo litoral e pela ES-010, com uma bela paisagem muito bem preservada.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Aracruz

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...