Publicidade

ARTIGO

Estado do Espírito Santo

O Espírito Santo faz parte da unidade federativa do Brasil, composta por 27 estados. Localiza-se na região Sudeste, fazendo limites ao norte com o estado da Bahia, a leste o Oceano Atlântico, ao Sul o estado do Rio de Janeiro e a oeste o estado de Minas Gerais. Possui 78 municípios e sua capital é Vitória.

Este Estado recebeu influência de diversos povos oriundos de várias partes da Europa, principalmente da Alemanha e da Itália que, junto com os portugueses, africanos e indígenas, compuseram os traços principais da cultura capixaba. Igrejas, casarios e calçamentos guardam ainda marcas das influências desses povos.Pode-se dizer que o Espírito Santo é o resultado de uma mistura e um encontro de raças, o que torna a sua história rica de tradições e costumes.

Possui uma população total de 3.353.669 (2007 – IJSN), com uma taxa média de crescimento de 1,98% ao ano, segundo dados do IBGE. Mais de 50% de sua concentração populacional fica na grande Vitória, composta pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e as cidades de Fundão e Guarapari, que integram a Região Metropolitana.

A economia do estado é bem diversificada, tendo como destaque o setor petrolífero, agricultura, pecuária e o turismo. Em termos de infraestrutura destaca-se o complexo portuário, um dos maiores da América Latina, integrado por uma malha rodo-ferroviária.

O turismo no Espírito Santo está organizado em rotas turísticas. O visitante pode tanto desfrutar das delícias do litoral, quanto aproveitar do clima ameno das montanhas. Os destinos são divididos em oito rotas, quatro delas com acesso pela capital Vitória, onde fica localizado o principal aeroporto do Estado. As rotas são: Rota do Caparaó, dos Imigrantes, do Sol e da Moqueca, do Mar e das Montanhas, Rota verde e das Águas, dos Vales e do Café, da Costa e da Imigração e Rota do Mármore e do Granito.

Vitória é uma capital dinâmica que possibilita o turismo de eventos e negócios, o turismo náutico e gastronômico, com seus inúmeros restaurantes, cujo prato mais pedido é a moqueca capixaba. Vitória é conhecida como Ilha do Mel e possui um arquipélago composto por 34 ilhas e por uma porção continental. Outra especificidade da capital capixaba são seus 891,8 hectares de manguezais.

Banho de mar, trilhas ecológicas, centros de estudos e pesquisas, como o Projeto Tamar e a Reserva Florestal da Vale do Rio Doce, moqueca feita na panela de barro - herança indígena na qual é feita de modo artesanal pelas paneleiras de Goiabeiras - ajudam a compor o mosaico que é o Estado do Espírito Santo.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...