Publicidade

ARTIGO

Economia no Brasil

A economia brasileira tem uma história tão extensa e diversificada quanto a do próprio país. Marcada por vários ciclos, ela teve sua primeira atividade na extração do pau-brasil. Em seguida vieram ciclos como o da cana-de-açúcar, a mineração, o café e a borracha, os quais, além de promoverem o desenvolvimento econômico do Brasil, realizaram sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro do território nacional.

No século XX, essas transformações se intensificaram ainda mais. Vários presidentes e sistemas impulsionaram o crescimento econômico brasileiro. A título de exemplo tem-se Getúlio Vargas que incentivou a abertura de importantes indústrias nacionais; Juscelino Kubitschek que incrementou a malha viária do país; e a ditadura militar, responsável pela ampliação da rede de indústrias através do “milagre econômico” entre os anos 1969 a 1973. Todas essas políticas, no entanto, acarretaram no aumento da inflação e concentração de renda, aspectos que ocuparam o topo das preocupações de todos os ministros da Fazenda.

Nos dias atuais, o Brasil, situado entre as dez maiores economias do planeta, possui no agronegócio uma das suas principais atividades econômicas. Esse setor, que responde por quase um terço da formação total do PIB nacional, possui na soja, milho, algodão, produção de carnes, suco de laranja, fumo e café os mais importantes produtos na pauta de exportação brasileira. O arroz, feijão e mandioca são destaques nas culturas destinadas ao mercado interno. Outro destaque do setor está no mercado enérgico, que tem no petróleo a sua mais importante fonte, de valor ainda mais estimado com os reservatórios do Pré-sal.

A indústria é também um setor de grande importância na formação da riqueza nacional. Com destaque na produção de bens de capital, ela tem na região sudeste, em especial a Região Metropolitana de São Paulo, a maior concentração do país.

No setor terciário, merecem destaque as atividades de comércio, serviços de informação, intermediação financeira, seguros e previdência complementar.

Fonte: Portal online do Banco Central do Brasil

Portal online do IBGE

Portal online da Universidade Federal Fluminense

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

BRIC

Formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China, o BRIC é um grupo de países considerados emergentes. Os quatro países tiveram sua economia ...

História Econômica do Brasil

A economia brasileira é a maior da América Latina e a oitava do mundo, atualmente, entretanto, seu processo de desenvolvimento passou por ...

Indicadores Socieconômicos

O Brasil é o maior país em dimensão territorial e populacional da América Latina. Classificado pelo Banco Mundial como a nona maior economia do ...

Real

Desde 1994 a moeda adotada no Brasil é o Real. Suas cédulas reproduzem a imagem de exemplares da fauna brasileira. Entretanto, as notas possuem ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...