Publicidade

ARTIGO

Distrito Federal

O Distrito Federal, onde localiza-se Brasília (único município), a capital da República, faz parte das 27 unidades federativas do país. Fundada em 21 de abril de 1960, Brasília foi construída em três anos e dez meses, através de um projeto do presidente Juscelino Kubitschek e da mudança da capital nacional da cidade do Rio de Janeiro para o centro do país.

A ideia da mudança da capital para o interior surgiu em 1761 com o estadista português Marquês de Pombal, mas apenas depois da eleição de Juscelino Kubitschek, o projeto tornou-se possível. O intuito de interiorizar a sede do governo federal foi corrigir a falta de rotas geográficas rumo ao Oeste para a utilização de todo o potencial do território brasileiro. Outra justificativa para a escolha do cerrado foi sua posição estratégica.

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi feito pelo urbanista Lucio Costa, que também concebeu o Lago Paranoá, estrutura que armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Entretanto, grande parte dos prédios públicos da localidade foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

No território acontece a predominância do cerrado, conhecido também como a savana brasileira. As principais representantes da vegetação local são a sucupira, a copaíba, a peroba-do-campo e o ipê-do-cerrado. O clima é denominado como tropical de altitude, com verão úmido e chuvoso, e inverno seco e frio, com umidade relativa de 20% ou menos. A temperatura média anual é de 21°C, com máxima histórica de 35,8ºC e mínima de 1,6ºC.

Incluindo Brasília, o Distrito Federal é dividido em 30 regiões administrativas, que são núcleos urbanos historicamente chamados de cidades-satélite. A população local transita entre elas principalmente através de ônibus coletivos, que concentram-se nos terminais presentes em cada região. Existe também no território o serviço de metrô que atende apenas algumas localidades, como Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

A capital federal é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e recebe um milhão de visitantes por ano. Entre suas atrações mais visitadas estão o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada (residência oficial da Presidência da República), o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo brasileiro) a Praça dos Três Poderes, a Catedral, o Catetinho, a Torre de TV, o Memorial JK, o Panteão da Pátria, o Teatro Nacional Cláudio Santoro e o Santuário Dom Bosco. A recém-construída ponte Juscelino Kubitschek, premiada internacionalmente por sua beleza arquitetônica no seu ano de inauguração, também tem sido apreciada por turistas e moradores.

Os principais museus da região estão localizados no Eixo Monumental. O Panteão da Pátria Tancredo Neves, projetado por Oscar Niemeyer, em forma de pomba e inaugurado em 1986, traz o Livro dos Heróis da Pátria com a história daqueles que teriam lutado pela união da nação. O Memorial JK apresenta diversos dos seus objetos pessoais e o próprio túmulo do idealizador de Brasília. Em 15 de dezembro de 2006, foi inaugurado o Complexo Cultural da República, composto pelo Museu Nacional Honestino Guimarães e pela Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola.

O território possui duas universidades públicas, a Universidade de Brasília, instituição federal reconhecida internacionalmente por seu pioneirismo na implantação da política de cotas para negros, e a Escola Superior de Ciências da Saúde, mantida pelo governo Distrital. Na área de educação privada, as maiores instituições são a Universidade Católica de Brasília e o Centro Universitário de Brasília.

Atualmente, além de ser o centro das decisões políticas do Brasil e abrigar a sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário , Brasília é a 3ª cidade mais rica do país, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 80,5 bilhões de reais, o que representa 3,75 % de todo o PIB brasileiro. Sua população contabiliza 2.455.903 habitantes, e sua densidade demográfica é de 354,3 hab/Km². A taxa de analfabetismo da região é de 4,35% e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,844.

Fonte: Governo do Distrito Federal.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...