Publicidade

ARTIGO

Primeiras manifestações

As primeiras manifestações literárias no Brasil são unicamente de caráter informativo, sendo que os temas centrais dessa produção se delimitam aos contatos do europeu, principalmente os portugueses, com o “novo mundo”. As cartas documentais baseavam-se em dados sobre os habitantes e as condições gerais da terra conquistada. A descrição de problemas, das prováveis riquezas, das lutas de dominação, e da paisagem física e humana eram o que mais interessava à colônia em tempos de descobrimento e colonização. O documento de maior importância e relevância da época é a Carta de Pêro Vaz de Caminha – uma espécie de certidão de nascimento do Brasil.

No início, de um modo geral, os países da América do Sul eram retratados como um lugar paradisíaco, de inúmeras e abundantes belezas naturais. Os “nativos” encontrados , também eram descritos de forma positiva, pelo menos até a população indígena se opor às imposições colonizadoras. Quando isso aconteceu, os primeiros habitantes da terra encontrada passaram a ser revelados como seres boçais e animalescos.

Durante todo o século XVI, portugueses, invasores franceses e demais europeus chegam ao Brasil despertados por um grande fascínio à terra recém-conquistada. Alguns dos aventureiros que chegaram ao País registraram suas passagens pelos trópicos e as mandaram para a Europa, fazendo grande sucesso. Nessa fase dois viajantes recebem destaque: o alemão Hans Staden, que publicou suas aventuras em território brasileiro no livro “Duas Viagens”, e o francês Jean de Léry, que revelou uma percepção histórica apurada dos costumes nativos no livro “Viagem à terra do Brasil”. Ainda sobre esse contexto podem ser citados os registros realistas dos primeiros esforços de colonização, como a História da Província de Santa Cruz, de Pero de Magalhães Gadavo (1576), o Tratado descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Souza e Tratados da terra e gente do Brasil, de Fernão Cardim.

Seguindo a linha informativa, destaca-se também nos primórdios da literatura brasileira os relatos dos padres jesuítas a seus superiores, dando notícias da obra catequética realizada com o povo indígena, e dos problemas da ordem. Aqui o destaque vai para José de Anchieta, que produziu poemas e monólogos em latim e textos didáticos como hinos, canções e especialmente autos – forma teatral da Idade Média -, que visavam infundir o pensamento cristão nos índios.

Fonte: Portal online Wikipédia

Portal online de educação do Terra

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Carta de Pêro Vaz de Caminha

As primeiras manifestações literárias no Brasil foram os relatos descritivos sobre o território no período de descobrimento e colonização. ...

Literatura brasileira

Instrumento de comunicação e de interação social, a literatura transmite sentimentos e ideias que levam o leitor à reflexão e até à ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2017 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2017 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...