Publicidade

ARTIGO

Literatura brasileira

Assim como a língua, a literatura é um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre com o papel de difundir conhecimentos e culturas. Com forte vínculo à sociedade em que se origina, ela transmite sentimentos e ideias podendo levar o leitor à reflexão e à mudança de pensamento, gerando consequentemente um ciclo de transformação social.

No Brasil as primeiras manifestações literárias se deram com os relatos descritivos que marcaram o período do descobrimento do País e sua colonização. Dentre os textos encontrados, o mais importante é a carta de Pêro Vaz de Caminha (1500), documento que reúne informações sobre o encontro entre os povos portugueses e indígenas. A carta, com muitos adjetivos empregados no superlativo, é um excelente exemplo da produção literária de informação que era realizada na época.

Historicamente, ainda no período colonial, o impulso inicial na produção literária do Brasil se deu com o Barroco. Mesmo assim, ele não foi representativo como movimento literário tendo apenas alguns autores atuantes como Gregório de Matos e o jesuíta Padre Antônio Vieira, ambos influenciados pelos conceitos portugueses. Mas, com a chegada do Arcadismo, a literatura brasileira adaptou-se à realidade nacional e se afastou um pouco dos modelos dos colonos. Autores como Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Basílio da Gama são fortes representantes do movimento.

Apesar da realidade nacional vir à tona, a influência europeia na literatura brasileira prevaleceu até o período pós-Independência. A literatura nacional, de fato, foi surgir apenas com os escritores românticos como José de Alencar e Gonçalves Dias, que buscaram para seus textos temáticas brasileiras e regionalistas. Após os romancistas surgem no País os representantes do Realismo e do Naturalismo, como Aluísio Azevedo e Machado de Assis – esse considerado o maior escritor do século XIX no Brasil.

O movimento Simbolista e o Parnasianismo também tiveram uma boa representatividade em território brasileiro. O primeiro, com seu subjetivismo, musicalidade e transcendentalismo, teve como representantes Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens. E o Parnasianismo, que dominou a poesia até a chegada no Modernismo, destacou escritores como Olavo Bilac e Raimundo Correia.

O Modernismo surge no Brasil no início do século XX, destacando os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Menotti del Picchia. Por influência do movimento, os autores passaram a rejeitar os valores europeus e buscar o genuinamente nacional. O Modernismo não só digeriu a cultura estrangeira e a sintetizou à nacional, como também deu origem a uma segunda geração de escritores regionalistas e engajados. Jorge Amado, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo e muitos outros fazem parte dessa geração.

A literatura brasileira foi de grande importância mundial, revelando nomes célebres e reconhecidos nacional e internacionalmente. Dentre os mais atuais com essas características estão Clarice Lispector, Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto. Hoje novos escritores, poetas e críticos vêm surgindo no País e ganhando seu espaço, seja ele físico, através de publicações em livros e jornais, ou virtual, por meio de publicações online na Internet. A chegada dessa tecnologia facilitou não só o acesso à literatura, como também sua difusão em maior proporção e menor tempo.

Fonte: Portal online Brasil Escola

Portal online Wikipédia

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Carta de Pêro Vaz de Caminha

As primeiras manifestações literárias no Brasil foram os relatos descritivos sobre o território no período de descobrimento e colonização. ...

Primeiras manifestações

As primeiras manifestações literárias no Brasil são unicamente de caráter informativo, sendo que os temas centrais dessa produção se ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2021 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2021 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...