Publicidade

ARTIGO

Cidade de Maracanaú

Situado a 28 Km da capital Fortaleza, o município de Maracanaú guarda a bagagem de sua difícil batalha emancipatória. Desde sua formação, contínuas negações de sua independência foram responsáveis por tal situação. O começo de seu estabelecimento oriunda-se de 1648, onde ocorreram os primeiros contatos dos colonizadores com os indígenas da região: Jaçanaú, Macunã e Cágado. A partir de 1840, o povoamento crescente em torno da lagoa de Maracanaú foi responsável pela expulsão de tais nativos da região, e não se pode esquecer do esforço do Cacique Maracá, nos tempos antigos, para manter a integridade do que hoje é conhecido por município. Foram muitos combates com as tribos vizinhas, principalmente com a tribo do Cacique Maranguab que dominava a região serrana. Ainda, também foram constantes as vigilâncias para evitar danos à ecologia.

Depois do crescimento do povoado, com a inauguração da linha férrea, em 1875, outra luta ocorreu, devido à necessidade de estender essa linha ao novo vilarejo. Com essa ação, a região tornou-se a Vila do Santo Antonio do Pitagaury em 6 de maio de 1882. Entretanto, em 1906, tal vila torna-se distrito de Maranguape, e a mesma região também conquistou o Distrito de Rodolfo Teófilo (Pajuçara) que pertencia à Fortaleza. O território passaria a integrar o município de Maracanaú com a emancipação que estaria por vir. Tal movimento libertário começou em 1953, com os tenentes Mário de Paula Lima e Rodolfo de Paula Lima. Porém, uma tentativa bem-sucedida de emancipação apenas ocorreu em 1962, tendo como líder o Padre José Holanda do Vale. No entanto, tal ação durou pouco. Com o golpe militar de 1964, todos os municípios criados em 1962 foram restabelecidos como dependentes de outros distritos.

Outra tentativa frustada teve à frente o então vice-prefeito de Maranguape, Almir Dutra. Porém, foi na quarta tentativa, em 1981, pelo “Movimento de Integração e Desenvolvimento de Maracanaú”, que indícios da germinação do município começaram a ser percebidos. Tanto aconteceram que a verdadeira independência de Maracanaú realizou-se finalmente em 5 de julho de 1983. Outros fatos políticos seguiram-se imediatamente após tal evento: eleição de Almir Dutra, em 1984; assassinato do prefeito, colocando José Raimundo para administrar a prefeitura; entre 1989 a 1992, Júlio César Costa Lima assume a administração de Maracanaú; e, 1993, Antonio CorreiaViana Filho foi eleito, renunciando depois; assim como outras administrações até os dias atuais.

Apesar de tais atribulações, Maracanaú apresenta atualmente uma notável economia, sendo a segunda maior do Ceará. Mesmo fazendo parte da região metropolitana de Fortaleza, a cidade possui um forte desenvolvimento comparável às cidades metrópoles. Sua produção está principalmente focada no setor industrial, apesar da participação do setor de serviços ter crescido bastante nos últimos anos. Além disso, o município é o segundo maior exportador do estado, perdendo apenas para a capital Fortaleza. No ranking entre as cidades que formam Fortaleza também pode ser encontrado por sua população, como terceiro colocado no contingente demográfico. Em termos estaduais, é o quarto município mais populoso do Ceará. O vertiginoso crescimento teve bastante influência pela construção de conjuntos habitacionais, atraindo os habitantes expulsos de Fortaleza pela dificuldade de sobrevivência.

No que diz respeito às suas atrações históricas e culturais, vale destacar algumas festas populares. São Sebastião ( 20/01), Festival da Poesia (março), Festa do Padroeiro (19/03), Santo Antônio (13/06), Festival de quadrilhas (junho) etc, trazem um pouco do cotidiano e do histórico do município. A festa de São José revela-se como a mais importante, por tal santo representar como padroeiro da cidade. Além disso, a cidade conta com uma biblioteca e um teatro, além de possuir uma emissora de rádio AM.

Sendo assim, o município de Maracanaú demonstra todo o resultado de sua batalha por independência nos números vistos hoje na economia e no crescente setor de serviços. A cultura e história do povo podem ser vistas nas festas populares e, mais que isso, demonstra um grande crescimento, face a recente independência.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Maracanaú

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...