Publicidade

ARTIGO

Estado do Ceará

O Estado do Ceará localiza-se na região Nordeste do Brasil, fazendo limites: ao Norte com o Oceano Atlântico, ao Sul com o Estado de Pernambuco, a Leste com os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba e a Oeste com o Estado do Piauí.

Possui uma área total de 148.825,6 km², o que equivale a 9,57% da área pertencente à região Nordeste e 1,74% da área do Brasil. Desta maneira, o Estado do Ceará tem a quarta extensão territorial da região Nordeste e é o 17º entre os estados brasileiros em termos de superfície territorial.

Com relação à divisão político-administrativa, o Estado é composto por 184 municípios e 806 distritos. Adotou-se o sistema de regionalização dos municípios feita pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) compondo-se de 8 microrregiões e macrorregiões de planejamento e 20 regiões administrativas.

O Ceará possui uma população de mais de 8 milhões de pessoas, sendo que 75% delas vivem em áreas urbanas. Com um Produto Interno Bruto (PIB) calculado em mais de R$ 45 bilhões de reais, o Ceará também possui a segunda maior economia da Região Nordeste do Brasil. Com fortes atrativos turísticos, contando com mais de 2 milhões de visitantes por ano, o setor de serviços é o que compreende a maior parte da riqueza gerada no Ceará: 70,91%. O setor da indústria gera outros 23,07% da riqueza e a agropecuária 6,02%.

Começa-se a registrar história desse estado com a criação da "Capitania do Siará", doada em 1535 a Antonio Cardoso de Barros. Em 1603, uma expedição comandada pelo açoriano Pêro Coelho de Souza fundou na região a colônia denominada Nova Luzitânia.

O Ceará fez parte do Estado do Maranhão e Grão-Pará em 1621. Foi ainda invadido duas vezes, em 1637 e 1649, pelos holandeses que ocupavam a região onde hoje se encontra o Estado de Pernambuco, mantendo-se a ele subordinado até conquistar sua autonomia em 1799. O desenvolvimento da pecuária em Pernambuco e na Bahia levou criadores a ocuparem o interior do Ceará. As vilas foram se formando junto às grandes fazendas ou nos pontos de descanso das tropas vindas do sul.

Em 1824, o Ceará fez parte da Confederação do Equador, juntamente com os Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. A Confederação do Equador foi um movimento político ocorrido em 1824 no nordeste brasileiro e, começando em Pernambuco, ampliou-se rapidamente para outras províncias da região. Em síntese, a Confederação do Equador - que ganhou esse nome em referência à proximidade do centro do conflito com a linha do Equador - foi um movimento contrário à centralização do poder imperial. Daí, portanto, seu caráter revolucionário e, no extremo, seu aspecto independentista com relação ao Brasil.

Na segunda metade do século XIX o estado começou a se desenvolver, com a chegada da navegação a vapor, das estradas de ferro, da iluminação a gás e do telefone. Em 1884 libertou os escravos, sendo a primeira província brasileira a fazê-lo e também uma das primeiras a aderir à República.

Com relação ao nome, para alguns, vem de ciará "canto de jandoin", no dizer dos índios. Outros veem a formação da palavra em ceuro "canto forte" e zara "pequena arara", e há quem veja no nome Saara, a origem, pois os primeiros exploradores da terra viram notável semelhança da região com o deserto africano.

Sua capital, Fortaleza, possui um clima agradável, com média de 27ºC de temperatura, com uma brisa suave e praias com águas límpidas. O Aeroporto Internacional Martins liga a capital aos principais destinos do Brasil e do mundo. Possui ainda uma excelente rede hoteleira e destaca-se ainda a variada oferta de restaurantes, com uma culinária diversificada que vai de pratos típicos e frutos do mar aos mais variados pratos da culinária do país e internacional. Durante o dia pode-se aproveitar para se divertir no Beach Park, maior parque aquático da América Latina, e curtir as praias do Futuro, Cumbuco, Porto das Dunas, dentre outras. Imperdível também é artesanato local, com ótimas opções de compra. À noite o visitante se diverte com forró, boates, bares, teatros e shows de humor.

No litoral Oeste o visitante encontrará a belíssima Jericoacoara, considerada área de preservação ambiental, desde 1984. Algo inesquecível para o visitante é contemplar o pôr do sol em cima de uma duna e visitar a Pedra Furada. Pode-se também percorrer os 56km que separam Jeri de Camocim admirando a bela paisagem. Nos arredores há lugares especiais: a praia da Lagoinha, Flecheiras e Mundaú com suas areias brancas e coqueirais. À noite as opções são bares e restaurantes com sua rica culinária. Na rua do Forró a diversão é certa para quem gosta de um bom agito. A Padaria que abre na madrugada é uma atração à parte.

No litoral Leste, a famosa praia de Canoa Quebrada. Lua e estrela, sol e noite, agito e refúgio. Canoa Quebrada é uma antiga vila de pescadores, mas que com o tempo foi ganhando infraestrutura para receber os turistas, no entanto conseguindo preservar seu charme rústico. As falésias são seu cartão de visita. Há também o artesanato com belas obras de arte que também podem ser apreciadas. Pode-se aproveitar ainda para conhecer locais próximos, como a Praia das Fontes, Praia da Redonda, Morro Branco, o patrimônio cultural de Aracati e o passeio pelo Rio Jaguaribe.

Ao Sul a paisagem se transforma. A região do Cariri possui um clima ameno, com fauna e flora exuberantes, e onde se encontra Juazeiro do Norte, fundada pelo Padre Cícero, um dos principais centros de peregrinação religiosa do Brasil. A cidade é conhecida por suas igrejas, museus e pela imponente estátua do Padre Cícero. Tem-se também a região do Crato, Barbalha, Nova Olinda e Santana do Cariri, cenário ideal para o ecoturismo, com estâncias hidrominerais, grutas e cachoeiras. O local é perfeito para trilhas, caminhadas, ciclismo e esportes radicais. Encravado na Chapada do Araripe, o Cariri possui a maior formação fossilífera do mundo, no período cretáceo. Além de tudo isso, os antigos engenhos e casarões guardam uma parte importante de um período da história do Ceará. Um dos berços da cultura nordestina, o Cariri é multifacetado: mistura de costumes, lendas, crenças e sabores.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Ceará.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...