Publicidade

ARTIGO

Cidade de Salvador

A cidade de Salvador foi fundada em 1549, pelo Governador Geral Tomé de Souza, passando a ser a primeira capital do Brasil. A partir de 1573 passou a dividir esse título com a cidade do Rio de Janeiro.

Capital do estado da Bahia, possui uma população de 2.938.092 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) para o ano de 2016. Faz limites com os municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias e o Oceano Atlântico. Sua área é de 692 km²,com uma altitude de 8 m, e possui um clima quente e úmido, tipicamente tropical por estar localizada entre o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador.

Suas principais atividades econômicas são a indústria, comércio e serviços e turismo cultural. Destaca-se no setor de serviços, principalmente os relacionados ao turismo, atividade de grande importância para a cidade.

A cidade é resultado de uma intensa mistura de povos e culturas vindas dos europeus, negros e índios. A partir de 1550, Salvador começa a receber os primeiros escravos africanos vindos da Nigéria, Angola, Senegal, Congo, Etiópia, Benin e Moçambique. Com o trabalho escravo a cidade prosperou, devido a intensa atividade portuária, cultura da cana-de açúcar e comercialização do fumo, algodão e o gado do Recôncavo. Por isso, a Bahia é considerada o 'berço' da cultura afro-brasileira, com uma grande concentração de mulatos e negros vivendo em Salvador, o que contribuiu para riqueza cultural da cidade em todas as suas representações.

Salvador não é apenas sincrética em termos religiosos, com a mistura de santos católicos com orixás, podemos observar também através de suas manifestações culturais, como a música. O caldeirão musical que compõe essa terra tão plural, de vários tons e cores e de variados ritmos como o samba, o samba-reggae, o axé-music, o forró e a mpb. Não é por caso que dizem: 'Baiano não nasce, estreia.' Podemos citar apenas alguns nomes representativos no cenário musical que saíram de Salvador e ganharam o mundo: Dorival Caymmi e família, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto, Gal Costa, Maria Bethânia, os Novos Baianos, Raul Seixas, os grupos de Axé-Music, o vanguardista Tom Zé e as atuais estrelas – Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Pitty e Cláudia Leite.

O Carnaval de Salvador é um espetáculo a parte que atrai multidões, são mais de 2 milhões de foliões baianos e turistas que o transforma, sem dúvida, em uma grandiosa festa popular ritmada pelo som eletrizante do trio que percorre os três circuitos: Osmar – Avenida, Dodô – Barra/ Ondina e Batatinha – Centro Histórico. Além disso, há os blocos afro com o som orientalizado dos afoxés que fazem a festa uma perfeita mistura de sons, ritmos e estilos.

Alguns lugares que valem a pena conferir em Salvador, são: o Elevador Lacerda que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa; o Farol da Barra ou o Forte de Santo Antônio da Barra, onde atualmente fica o Museu Hidrográfico de Salvador; o Dique do Tororó; a Lagoa do Abaeté; o Mercado Modelo; além do belíssimo conjunto arquitetônico do Centro Histórico que é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade, tombado pela Unesco, composto por casarões, em estilo barroco, que datam dos séculos XVI, XVII e XVIII. Outro destaque são as belas praias com areias claras como a da Ribeira, Boa Viagem, Praia do Porto, a famosa Praia de Itapuã cantada em versos nas canções de Caymmi e Vinícius de Moraes, Amaralina e Piatã, as quais são cheias de barracas com comidas típicas da região.. Nos bairros do Rio Vermelho e da Barra vários teatros, restaurantes e bares garantem animação com música e espetáculos.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Salvador

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...