Publicidade

ARTIGO

Cidade de Juazeiro

Juazeiro localiza-se à margem direita do Rio São Francisco, no extremo norte do estado da Bahia, na zona do médio e baixo São Francisco. Está a 502 km de distância da capital Salvador. Faz limites com os municípios de Curaça, Sobradinho, Campo, Formoso, Petrolina (PE) e Lagoa Grande (PE). Pode-se chegar ao município pelas rodovias BR-407, BR-235 e BA 210, através do Aeroporto Internacional, o Nilo Coelho em Petrolina - Pernambuco, o qual opera com várias companhias aéreas e também por via fluvial, pelo Rio São Francisco navegável a partir de Pirapora (MG) à Juazeiro. É também conhecida como Juazeiro da Bahia, pois existe uma cidade no Ceará de nome semelhante, Juazeiro do Norte.

Sua população é estimada com 220.253 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2016, distribuídos em uma área de 6.721 km². A temperatura média anual da cidade é de 24°C e o clima é o tropical árido-semiárido, com período chuvoso de novembro a março.

Os primeiros habitantes da região foram os índios Tamoqueus, Guaisquais, Galache e outras tribos da nação Cariri.

No ano de 1596 seu território começou a ser percorrido pelo bandeirante Belchior Dias Moreira. Com a chegada de uma Missão Franciscana para catequizar os índios da região, em 1706, construíram um convento e uma capela com a imagem da virgem, que, de acordo com a lenda local, teria sido encontrada por um índio em uma gruta. O local recebeu o nome de Nossa Senhora das Grotas do Juazeiro, dando origem à atual sede do município.

Juazeiro foi elevada à categoria de Vila e, posteriormente, Comarca, tornando-se cidade em julho de 1878 pela Lei nº 1.814, cujo Presidente da Câmara era Francisco Martins Duarte, que assumiu o Executivo como primeiro Prefeito de Juazeiro.

Da passagem dos tropeiros para a capital nacional da irrigação, muita coisa mudou. Atualmente, é considerada a cidade mais industrializada do Vale São Francisco, contando com um Distrito Industrial do São Francisco (DISF), gerando muitos empregos diretos e indiretos.

As cidade de Juazeiro, junto com a de Petrolina em Pernambuco, tornou-se um grande centro produtor de frutas tropicais que abastece o mercado interno e são exportadas para vários países. Destaca-se o cultivo de manga, uva, melão, coco, banana, dentre outros. Além disso, a região passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade na produção de vinhos, tudo isso devendo-se à implantação de mecanismos de irrigação. A região é a única do país a colher duas safras de uvas por ano.

Vale lembrar que Juazeiro abriga um dos maiores CEASAS (Central de Abastecimento) do Brasil, sendo o maior do interior do Norte/Nordeste, responsável por distribuir a produção agrícola que abastece parte do país.

Na área educacional possui algumas instituições de ensino superior: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASE), Faculdade São Francisco de Juazeiro (FAS), além de várias faculdades de ensino a distância como a faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e a Universidade do Norte de Paraná (UNOPAR) e a UNIDERP- Anhanguera. No ensino fundamental e médio destaca-se o Colégio Militar e a Escola Estadual Modelo Luís Eduardo Magalhães.

A cidade oferece ao visitante vários atrativos naturais, históricos e culturais como a Barragem de Sobradinho, Cachoeira do Salitre, Gruta do Convento, Horto Florestal, Ilha Culpe o Vento, Ilha de Curaça, Ilha de Nossa Senhora das Grotas, Museu Regional do São Francisco e o Sítio Histórico da Fazenda, local onde Lampião recebia as autoridades de Juazeiro para negociar, pois recusava-se invadir a cidade de sua “madrinha” Nossa Senhora das Grotas.

Hoje constitui-se em um dos mais importantes municípios e núcleo urbano do interior do nordeste. A origem de seu nome deve-se à árvore do Juazeiro, uma planta forte e medicinal, resistente às mais variadas intempéries, assim como seu povo forte e ao mesmo tempo hospitaleiro. Por tudo isso possui muitos nomes que a relacionam às suas características como “Oásis do Sertão”, “Califórnia Brasileira”, “Eldorado da Fruticultura Irrigada”, “Capital da Irrigação”.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Juazeiro

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2021 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2021 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...