Publicidade

ARTIGO

Cidade de Itacaré

Conhecida como a cidade do surf, Itacaré localiza-se na Costa Sul do estado da Bahia, a também chamada Costa do Cacau, às margens do Rio das Contas. É considerada área de proteção ambiental desde 1993 - Itacaré Serra Grande, criada pelo Governo do estado da Bahia, e tem como objetivos proteger o rico patrimônio natural da região e incentivar o uso equilibrado dos recursos naturais. Com cerca de 16 mil hectares, ocupando uma faixa litorânea de aproximadamente 6 km de largura por 28 km de comprimento, possui remanescentes bem preservados da Floresta Atlântica, manguezais, cascatas e cachoeiras de águas cristalinas, rios, riachos, corais e praias belíssimas. Para se chegar a esse paraíso, Ilhéus é a porta de entrada, seguindo adiante pela BA-001 mais 70 quilômetros.

A 380 km de distância da capital Salvador, Itacaré conta com um clima agradável, tropical quente e úmido, com período de chuvas de maio a agosto e temperatura média anual de 25°C. Com uma área de 726 km² e uma população de 28.013 habitantes, segundo dados do IBGE para o ano de 2016, faz limites com os municípios de Maraú, Ubaitaba, Aurelino Leal, Uruçuca e com o Oceano Atlântico.

Na língua tupi-guarani Itacaré quer dizer Pedra Torta ou Rio Diferente. Portanto, a história da cidade está intimamente ligada à cultura indígena. Os índios Pataxós foram os primeiros habitantes da cidadezinha de Itacaré , onde os jesuítas erigiram, no início do século XVIII a Igreja de São Miguel, ainda em pé. O povoado recebeu o nome de São Miguel da Barra do Rio das Contas e foi elevado à categoria de município em 1732, por ordem de Ana Maria Ataíde e Castro, Condessa de Resende e donatária da Capitania de Ilhéus. Contudo, o município só foi nomeado Itacaré em 1931.

Durante a época em que predominava o transporte marítimo, a cidade foi um porto importante. No entanto, com o desenvolvimento das estradas o tráfego no porto diminuiu, limitando-se apenas ao comércio do cacau, cultura que predominou por um longo período na região.

Distante da BR-101 e das estradas importantes, Itacaré entrou em decadência, situação agravada com a crise do cacau em meados da década de 1980. Entretanto, a cidade pouco a pouco começa a ser redescoberta como um lugar que possui um imenso potencial turístico.

Uma das tradições locais é a capoeira, compreendida como sinônimo de arte e não de violência. A cidade possui grandes capoeiristas, porém, um deles é destaque em Itacaré: o Mestre Jamaica. Fundador do primeiro grupo de capoeira de Itacaré, ele é o responsável pela divulgação e florescimento dessa arte no município.

As praias de Itacaré são um à parte. Atraindo muitos turistas, algumas delas têm águas calmas, têm ondas fortes e ainda há praias com águas quentes o ano inteiro, inclusive no inverno. Algumas delas são tão pequenas e escondidas que nem aparecem nos guias turísticos. Como exemplo da imensa variedade de praias em Itacaré podem ser citadas: a Praia da Concha, localizada perto do centro da cidade, que possui águas calmas, muitos coqueirais, uma boa infraestrutura para receber o turista, com cabanas servindo bebidas e petiscos, o que faz dessa praia a mais agitada do verão; a Praia da Tiririca que, com ondas fortes, é conhecida como a praia dos surfistas, considerada o melhor pico de ondas da Bahia; a Praia da Ribeira, uma belíssima praia cercada pela Mata Atlântica e que é a última acessível de carro pelo Caminho das Praias, além de possuir estacionamento e várias cabanas que servem bebidas e petiscos, e ser muito frequentada nos finais de semana e feriados; e ainda a Praia do Siriaco e a Prainha.

Para quem visita Itacaré as opções de hospedagem são diversas com hotéis, pousadas e resorts que vão do mais simples e aconchegante até o mais luxuoso. Os valores também são variados. Na culinária o destaque é a cozinha baiana, como o camarão no coco verde e a lasanha de siri. A noite de Itacaré também é convidativa, com um estilo musical variado. Pode-se ouvir desde o reggae na Praia do Coroinha, até forró no Magia da Bahia Freak Bar. Na Praia da Concha o luau é garantido.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Itacaré

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2021 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2021 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...