Publicidade

ARTIGO

Estado da Bahia

Um dos estados mais importantes da federação brasileira, a Bahia localiza-se ao Sul da região Nordeste do Brasil e faz os seguintes limites: ao Norte com os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí; a Leste o Oceano Atlântico; ao Sul os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e a Oeste os estados de Goiás e Tocantins.

A história da Bahia se confunde com a história do Brasil, sendo palco de inúmeros acontecimentos que marcaram os rumos de nosso país. Vale ressaltar que muitas nações indígenas já ocupavam o território baiano antes da chegada da esquadra portuguesa, liderada por Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. O ponto de desembarque de Cabral e sua comitiva está até hoje preservado em Porto Seguro, ou, mais precisamente, no município vizinho de Santa Cruz Cabrália. A região atrai multidões de turistas, não apenas interessados por sua história, mas também seduzidos por sua natureza exuberante, inúmeras praias (cerca de vinte) que pontuam a orla desde Arraial DAjuda, ao Sul, até Santa Cruz Cabrália e suas baladas diurnas e noturnas, que garantem a animação.

A capital Salvador foi fundada em 1549, pelo então Governador Geral Tomé de Souza, passando ser a primeira capital do Brasil. A partir de 1573 passou dividir esse título com a cidade do Rio de Janeiro, pois a Coroa Portuguesa resolveu estabelecer dois governos no país: o do Norte, com a capital Salvador, e o do Sul, com a capital Rio de Janeiro. Tal divisão perdurou até 1763, quando o Rio de Janeiro passou a ser a única capital do país.

A Bahia também foi cenário de outras disputas: a Conjuração Baiana ou Revolução dos Alfaiates, que propunha a República Bahiense, em 1798; a Revolta do Malês, que foi uma revolta de escravos africanos islâmicos, em 1834; e a Guerra dos Canudos, confronto entre o exército republicano e os sertanejos, liderados por Antonio Conselheiro, em 1897.

Contando com uma área de aproximadamaente 567 milhões de km² onde estão distribuídos 417 municípios, a Bahia tem, segundo dados do IBGE no ano de 2009 , uma população de cerca de 14 milhões de habitantes, sendo boa parte dessa população composta por afro-descendentes, com uma grande porcentagem de mulatos, seguidos por brancos e negros, o que faz o estado ser considerado o berço da cultura afro-brasileira. Salvador, a capital, é a cidade mais populosa do estado, com aproximadamente 3 milhões de habitantes, seguida por Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Barreiras, Jequié, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Atualmente a Bahia é o 6º estado mais rico do país e responde por 36% do PIB do Nordeste e em mais da metade das exportações da região. A economia do estado baseia-se na indústria (química, petroquímica, informática, automobilística e suas peças), agropecuária (mandioca, feijão, cacau e coco), mineração, turismo e nos serviços. Abriga o importante Polo petroquímico de Camaçari e um complexo industrial da Ford Motor Company em Camaçari, nas proximidades de Salvador.

É o primeiro produtor nacional de cacau, sisal, mamona, coco, feijão e mandioca, sendo os dois últimos mais voltados para a subsistência do que para a comercialização, e tem bons números também na produção de milho e cana-de-açúcar.

A pecuária bovina ocupa hoje o sexto lugar nacional, enquanto a caprina registra atualmente os maiores números do setor em todo o Brasil. Outra região do estado que merece atenção é aquela que compreende o rio São Francisco, conhecida também como Vale do São Francisco,compreendendo as cidades de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho, dentre outras. A região é a maior produtora de frutas tropicais do país sendo sua grande maioria exportada para os mercados europeu, asiático e americano.

A Bahia possui reservas consideráveis de minérios e de petróleo. A mineração baseia-se essencialmente no ouro, cobre, magnesita, cromita, sal-gema, barita, manganês, chumbo e talco.

O turismo é outra fonte que gera muitos recursos para o estado. Com uma extensa costa litorânea, a maior do Brasil, suas bonitas praias e os tesouros culturais fazem da Bahia um dos principais destinos turísticos do Brasil. Além da ilha de Itaparica e o Morro de São Paulo, há um grande número de praias entre Ilhéus e Porto Seguro, na costa sudeste, o litoral norte da área de Salvador, esticando para a beira com Sergipe, transformando-se em um destino turístico importante, o qual ficou conhecido como Linha Verde.

A celebrada Costa do Sauípe, com um dos maiores hotéis-resorts do Brasil e também vale a pena conhecer um novo destino que começa a ser descoberto, a Península de Maraú, situada no litoral Sul da Bahia, entre o Oceano Atlântico e a Baía de Camamu. A vila de Barra Grande é o ponto de partida para se conhecer esse paraíso. Para quem gosta da prática do ecoturismo, há a Chapada Diamantina, com seus rios, cachoeiras, corredeiras, serras, grutas. Para melhor conhecer a chapada é indispensável percorrer as trilhas, onde encontram-se locais paradisíacos, ricos em fauna e flora. Outros destinos tradicionais também podem ser citados: Costa do Descobrimento, Aldeia Pataxó de Barra Vermelha, Parque Histórico de Canudos, O Pelourinho Histórico em Salvador , Abrolhos, Trilha do Caboclo.

Um capítulo à parte fica para o carnaval baiano. O carnaval de Salvador é o mais conhecido, atraindo grandes multidões, com o som eletrizante dos trios, os blocos afro com seus tambores e o som orientalizado dos afoxés compõem essa grandiosa festa, plural, cultural e popular.

Fonte: Portal do Governo do Estado

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...