Publicidade

ARTIGO

Cidade de Itacoatiara

O município de Itacoatiara está localizado à margem esquerda do Rio Amazonas, na região leste do estado. Possui uma população aproximada de 98.503 habitantes (2016), o que a coloca como a quinta maior cidade do Amazonas, perdendo apenas para Manaus, Parintins, Coari e Manacapuru. 

A influência dos índios e, sua determinação nas toponímias, características próprias das cidades amazonenses, são também presentes em Itacoatiara. Desse modo, o significado “Itacoatiara” provém da língua indígena, com significando “Pedra Pintada”. Sua origem deve-se às inscrições gravadas em algumas pedras localizadas no Rio Umburu, em frente à cidade. Tal região teve como primeiros habitantes os índios Muras, Juris, Abacaxis, Anicorés, Aponariás, Cumaxiás, Barés, Jumas, Juquis, Pariguis e Terás.

Entretanto, não tardou para que tais tribos indígenas conectassem-se às influências européias. Afinal, em 1655, por meio da Missão de Arroquis do Padre Antônio Vieira, a atuação lusitana permitiu tal evento. Porém, foi apenas em 1757 que os habitantes da Aldeia dos Abacaxis, ao serem transferidos para a margem esquerda do Rio Amazonas, auxiliaram na constituição de uma cidade na região. Assim, recebeu sua primeira elevação como vila em 1759, sob o nome de Serpa. A partir disso, em 1874 a antiga vila é denominada como cidade, com o nome de Itacoatiara.

Nos tempos atuais, Itacoatiara também demonstra a ligação com elementos de sua tradição, cujos aspectos se remetem à influência indígena e européia constante no estado. Tais facetas podem ser facilmente percebidas nas festividades de um povo, transparecendo, do mesmo modo, no município. Destacam-se, portanto, as seguintes atrações: O Festival da Canção de Itacoatiara (FECANI); Festa do Aniversário da cidade, em 25 de abril; o Festival Folclórico de Itacoatiara, no mês de março; A Feira Industrial; a Festa da Padroeira; a Procissão Fluvial de São Pedro; e a Festa de São Pedro, de 20 a 29 de junho.

Fonte:

Confederação Nacional dos Municípios

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...