Publicidade

ARTIGO

Cidade de Porto Grande

Famosa pelo Festival do Abacaxi, Porto Grande encontra-se 115 km da capital, fazendo limite ao Norte com Ferreira Gomes, ao Sul com Macapá, Mazagão e Santana, ao Leste com Ferreira Gomes e a Oeste com Amapari. Possui uma área de 4.428 km² com aproximadamente 20.143 habitantes (2016) e apresenta um clima tropical chuvoso.

O município de Porto Grande foi criado em 1º de maio de 1992 e sua história de desenvolvimento está ligada a diferentes fases da garimpagem do alto rio Araguari, onde funcionou como importante porto de apoio para a história da ferrovia Santana/Serra do Navio e implantação e funcionamento da perimetral norte. Recentemente, houve incentivos indiretos provenientes dos projetos de silvicultura (a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais para regenerar e melhorar os povoamentos florestais), cultivo e industrialização de dendê.

Porto Grande promove, todo mês de setembro, um evento que valoriza uma das frutas mais abundantes no município, o abacaxi. O Festival do Abacaxi que atrai turistas de outros estados brasileiros, acontece de 04 a 07 de setembro e é considerado um evento de grande impacto social sendo muito relevante no que diz respeito às viabilidades econômicas e naturais do cultivo dessa espécie no estado. Outro festa importante da região é a em louvor à Nossa Senhora Aparecida do Brasil, padroeira da cidades, que acontece no mês de outubro.

As atrações turísticas locais podem ser observadas através dos recantos ecológicos mais belos do estado, com estrutura balneária bastante freqüentada, a qual, principalmente nos finais de semana, torna-se em uma excelente opção de lazer. Os balneários de Pontal das Pedras e o Sonho Meu, que oferecem oportunidade de desfruto das belezas naturais com floresta densa, também são ótimas opções de passeios.

Os solos de Porto Grande contribuem para o desenvolvimento das espécies vegetais, sendo predominante o tipo latossólico, de fertilidade baixa, mas que suporta agricultura intensiva, desde que seja manejado racionalmente, isto é, não o degradando e utilizando culturas adequadas à sua realidade. A vegetação é composta por cerrados ou campos naturais de terra firme e floresta densa.

Os rios locais mais importantes são: Araguari, Amapari, Cupixi, Vila Nova e Matapi, com cursos dágua de grande importância para o tráfego de pequenas embarcações, todavia, esses rios ainda não foram devidamente explorados como aproveitamento comercial. Os igarapés são inúmeros podendo ser utilizados na agricultura (irrigação), principalmente nos períodos de verão.

No setor econômico da região há a criação bovina e a criação de suínos, que acontecem em maior volume. É importante destacar que na composição do setor extrativista vegetal a exploração do pinho (pinus), pela companhia Champion, serve para a fabricação de papel. O município dispõe ainda de muita madeira: acapu, maçaranduba, andiroba, aquariquara e cupiúba, madeiras vendidas em toras para as serrarias de Macapá e Santana. No setor mineral, destacam-se: ouro, cassiterita, ferro e bismuto. No setor terciário: bares, mercearias e boates, além do salário dos funcionários públicos que movimentam o comércio.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Porto Grande

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...