Publicidade

ARTIGO

Estado do Amapá

Com uma localização privilegiada, o estado do Amapá fica no extremo norte do Brasil e possui diferentes ecossistemas com características amazônicas, guianenses e oceânicas. Isso traduz-se em paisagens bem distintas como planícies, campos inundáveis, mangues, cerrados e florestas virgens, além de uma extensa rede de rios e bosques que cruzam a região.

O Amapá tem uma situação única entre todos os estados da Amazônia, pois é, provavelmente, o único território do Brasil que conserva praticamente intacta sua enorme diversidade biológica, já que só o 1% da sua floresta amazônica, que cobre o 70% do estado (140.276 quilômetros quadrados), foi urbanizada ou devastada.

A cidade de Macapá é a capital do estado, fica localizada ao sul e é banhada pelo braço norte do rio Amazonas. O Amapá é banhado ao Leste pelo Oceano Atlântico e o rio Amazonas, e seu litoral possui 242 Km de extensão, indo do Cabo Orange ao Cabo Norte, isto é, da foz do rio Oiapoque a foz do rio Amazonas.

Seu bosque tropical, cheio de lagos navegáveis imensos, é apto para a pesca e também para o passeio e a observação de aves e répteis. Este estado é banhado pelo Rio Amazonas e o Oceano Atlântico, com uma população de aproximadamente 615.715 habitantes em 16 cidades. Na língua tupi, o nome Amapá significa o sítio da chuva ou “Terra que acaba”, devido à sua localização no continente.

O polo ecoturístico do Amapá abrange os municípios de Oiapoque, Pracuúba, Tartarugalzinho, Serra do Navio, Macapá, Mazagão e Laranjal do Jari. Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador, onde pode-se observar o Equinócio, fenômeno natural que acontece no momento em que o sol tem sua trajetória alinhada à Linha do Equador e é, ao mesmo tempo, o portão de entrada do Polo Amapá.

Favorecida pela sua localização estratégica, com sua costa banhada pelo Rio Amazonas, a capital amapaense guarda uma relíquia da arquitetura militar datada do século XVIII: a Fortaleza São José de Macapá, restaurada e transformada em centro de atividades culturais. Entre os pontos turísticos localizados na zona urbana, destacam-se: o Monumento Marco Zero do Equador, o Trapiche Eliézer Levy, Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável e o Mercado de Produtos da Floresta.

Com sua costa influenciada pela foz do Rio Amazonas, a zona costeira do Amapá apresenta cenários belíssimos, formados por lagos residuais que abrigam fantástica biodiversidade de fauna e flora flúvio-marinha onde habitam várias espécies de aves e peixes. Nessa região acontece a Pororoca, fenômeno natural que ocorre no momento do encontro das águas fluviais e águas oceânicas formando ondas gigantescas que invadem o continente. A foz do Rio Amazonas acolhe também o Arquipélago do Bailique, complexo insular formado por oito ilhas que servem como refúgio de aves migratórias, além de oferecer paisagens naturais de grande beleza onde está sendo criada uma unidade de conservação para atividades de ecoturismo.

O acesso ao Amapá é realizado por via área ou fluvial. O aeroporto Internacional de Macapá recebe voos de diversos estados do país e voos internacionais através da Guiana Francesa. O tempo de voo entre Brasília e Macapá é de 3h45. Além disso, barcos e navios regionais partem diariamente de Belém em direção ao Porto de Santana, distante apenas 15km da capital.

 

Fonte: Portal online Governo do Estado do Amapá.

Portal online Brasil Contact.

Portal online Cidades – Estado do Amapá.

Portal online Ambiente Brasil.

Portal online A Amazônia de A a Z.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...