Publicidade

ARTIGO

Cidade de União dos Palmares

União dos Palmares é um município do estado de Alagoas, considerado polo da região da zona da mata alagoana banhada pelo Rio Mundaú. Localizado a 73 quilômetros de Maceió, União dos Palmares faz parte da microrregião Serrana dos Quilombos, fazendo limites com Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Branquinha e Joaquim Gomes.

Com uma população estimada em 66.255 habitantes (2016) e um território de aproximadamente 420 km², o município é considerado uma das principais cidades de Alagoas, e é conhecido por ser "A Terra da Liberdade", já que foi nela, mais precisamente na Serra da Barriga, onde foi dado o primeiro grito de liberdade por Zumbi dos Palmares.

Símbolo da resistência negra, União dos Palmares guarda uma das mais belas páginas da História do Brasil. Foi nesse município que os negros construíram a república independente do Quilombo dos Palmares, cujo objetivo era a libertação dos negros escravos. As primeiras habitações do município surgiram no século XVIII, num povoado chamado Macacos, à margem esquerda do rio Mundaú. Elevada à categoria de cidade em 20 de agosto de 1889. A denominação "União" surgiu através do decreto nº 46, de 25 de setembro de 1890, e teve origem no fato da cidade ser o elo entre as estradas de ferro de Alagoas e Pernambuco. Em 1944, ocorreu a mudança definitiva para "União dos Palmares", homenageando o Quilombo, que permaneceu na região por quase um século.

Com um clima temperado e uma temperatura média de 28° C, o acesso à cidade pode ser feito através da BR-104. Alguns dos principais pontos turísticos são o Museu Maria Mariá, a Casa do poeta alagoano Jorge de Lima, a Serra da Barriga, que foi palco do famoso Quilombo dos Palmares, hoje declarada patrimônio histórico do Brasil, e a Casa de Jorge de Lima, com muitos Livros de Poeta criado por Jorge de Lima.. Os principais eventos festivos são a Festa da Padroeira, Santa Maria Madalena, a Festa do Milho, a Festa da Consciência Negra e a Corrida Palmarina do Jumento Alagoano.

A economia local é baseada na agricultura e na pecuária, destacando-se como um dos maiores produtores de cana-de-açúcar de Alagoas. No setor industrial, o município conta com amplos recursos energéticos da usina hidroelétrica de Paulo Afonso, localizada no limite com o Estado da Bahia, sendo banhado pelo rio Mundaú e pelos riachos Macaco e Cana Brava.

Os principais eventos festivos são: a Festa da Padroeira, Santa Maria Madalena (Janeiro e início de Fevereiro), a Festa do Milho (Junho, coincidindo com as populares festas juninas), a Festa da Consciência Negra (20 de Novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares) e a Corrida Palmarina do Jumento Alagoano (Último domingo de Dezembro).

O relevo de União dos Palmares faz parte da unidade dos Tabuleiros Costeiros, que acompanha o litoral de todo o Nordeste, apresentando altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar e, de modo geral, os solos são profundos e de baixa fertilidade natural.

Fonte:

Prefeitura Municipal de União dos Palmares

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...