Publicidade

ARTIGO

Cidade de Penedo

Penedo é um município turístico e histórico situado às margens do Rio São Francisco, conhecido como “Ouro preto do Nordeste”, por seu rico patrimônio histórico e cultural de origem portuguesa, holandesa e dos missionários franciscanos. A cidade é tombada como patrimônio histórico e abriga artesãos, artistas e fortes manifestações folclóricas.

O turista surpreende-se ao se deparar com as mais diversas aventuras ali encontradas. A misteriosa cidade de Penedo esconde uma natureza de encantos e beleza contagiante. Os mais ousados dos aventureiros tem uma longa caminhada pela frente, com uma natureza harmoniosa, belas paisagens, dunas, lagoas, manguezais e coqueiros, dão origem a um cenário de perfeição e encanto, e ao final desta longa trajetória a natureza exuberante presenteia, o visitante, com o lindo pôr do sol refletido nas águas do Velho Chico.

Penedo é o município mais antigo às margens do Rio São Francisco e também uma das mais belas cidades históricas do Brasil. Está situado à 160 km de Maceió e possui uma população de aproximadamente 64.292 habitantes (2016), oferecendo boa infraestrutura de hospedagem, alimentação e passeios por ilhas, praias e lugarejos. Uma dica ao visitante é circular a pé pelas ruas de paralelepípedos de Penedo, começando o roteiro histórico pelo conjunto barroco formado pelo Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria dos Anjos, de 1759. Continuando pela aconchegante Igreja de Nossa Senhora da Corrente, de 1765, com azulejos portugueses policromados passando pelo Teatro Sete de Setembro, de 1865, e pelo Museu do Paço Imperial.

Além de história e cultura, Penedo deslumbra beleza através de suas praias, sendo a mais concorrida a praia do Peba, na foz do São Francisco, com dunas e coqueirais. Boa parte do passeio é feito pela areia, sendo o acesso possível somente de carro. Já para curtir o pôr do sol, o endereço é o antigo Forte da Rocheira, na beira do Velho Chico. A Fundação Casa do Penedo, fundada em 1992, que tem por objetivo a preservação da memória da cidade, em especial do seu patrimônio artístico e cultural, é um lugar importante para se visitar.

O município faz limite ao Norte com São Sebastião e Coruripe; ao Sul com Rio São Francisco e estado do Sergipe; ao Leste com Piaçabuçu e Feliz Deserta e ao Oeste com Igreja Nova. Sua principal fonte de renda provem da atividade primária, como o coco, o arroz, a pesca e a cana- de-açúcar. Penedo foi incluído pelo fórum mundial de turismo de 2005 do Movimento Brasil de Turismo e Cultura-MBTC como um dos sete destinos turísticos do Brasil.

Vale lembrar que Penedo já foi sede de um dos maiores eventos cinematográficos brasileiro, o Festival de Cinema, que reúne artistas brasileiros renomados. Ressalta-se que a cidade é essencialmente católica e de povo acolhedor.

O povoado, fundado por Duarte Coelho Pereira, foi elevado a vila de São Francisco, em 1636, e em fins do século XVII passou a ser denominada Penedo do Rio São Francisco, sendo elevada à categoria de cidade em 1842. Sua arquitetura atrai turistas de numerosas origens e, o primeiro povoado de Alagoas, é hoje uma das cidadezinhas mais belas do estado. Fundado no século XVI, às margens do rio São Francisco, Penedo guarda um preservado centro histórico tomado por museus e igrejas dos séculos XVII e XVIII.

Algumas comidas e bebidas típicas da região são: peixada de surubim, pirão de pitu, jacaré ensopado no coco, moqueca de peixe no coco, moqueca de camarão, pirão de caranguejo, doce de caju, mamão, leite, goiaba, coco, batidas de frutas da época existentes na região, licores de várias frutas.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Penedo

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...