Publicidade

ARTIGO

Cidade de Coruripe

A 85 km de Maceió, Coruripe localiza-se no litoral sul de Alagoas, próxima à foz do Rio São Francisco. O município, que tem 57.079 habitantes (2016) e uma área de 898 km², tornou-se conhecido pela beleza de suas praias e lagoas, que atraem milhares de turistas. Sua população vive basicamente da pesca, do cultivo da cana-de-açúcar, coleta de coco, cultura de maracujá e do artesanato. Coruripe faz limites com os municípios de São Miguel dos Campos, e Jequiá da Praia ao Norte, Junqueiro, Teotônio Vilela, Penedo a Oeste, Feliz Deserto e Oceano Atlântico ao Sul e o oceano Atlântico ao Leste.

Com um clima tropical chuvoso e um verão seco, Coruripe é considerado uma das áreas mais paradisíacas de Alagoas, com belas praias e lagoas. Também conhecido como Paraíso das Águas, destacando-se pela sua redondeza repleta de belezas naturais, praias de grande extensão e várias lagoas, sua costa é frequentada pelos amantes do mergulho e do sub marinismo.

Com exuberantes piscinas naturais formadas entre os recifes de corais é também um lugar onde foram encontrados importantes naufrágios. Destacam-se as praias de Pontal do Coruripe, Miaí de Baixo e de Cima e os baixos de Dom Rodrigues, ótima para a prática de mergulho. Entre as lagoas estão a de Jequiá, Escura, Guaxuma, Vermelha e a Lagoa do Pau, de rico manancial.

Encanto e beleza são características predominantes em toda orla do município de Coruripe. Merece destaque especial o vilarejo denominado Poxim, um desses recantos onde a natureza oferece com todo seu esplendor uma variedade de ambientes. Também são atrações os criatórios de Camarão e a Cooperativa de Pindorama.

O rio Coruripe, chamado Coruruy pelos índios, deu origem ao nome do Município, e a região era habitada em toda a sua costa marítima e margem do rio pela tribo dos índios Caetés. Graças à sua privilegiada situação e a sua riqueza natural foi um lugar povoado desde seu descobrimento, e que cresceu rapidamente ao longo da sua história. A meados do século XIX tornou-se independente da vila de Poxim, a qual havia pertencido desde o início. No ano de 1866 foi elevada à categoria de Vila e, anos mais tarde, em 1892, à categoria de cidade.

Atualmente o turismo está convertendo-se em uma das principais fontes de renda, sem esquecer da agricultura e da pesca, principais fontes de economia desde suas origens. Durante todo o ano é visitado por milhares de turistas que buscam em suas belas lagoas e praias, na maioria selvagens e pouco urbanizadas, o lugar ideal para descansar e relaxar nas suas férias e praticar uma grande variedade de atividades náuticas.

Também vale a pena visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, extremamente bela e simples dentro da arquitetura colonial rústica com uma torre e beiral de bica, que foi aberta ao povo em 1761 e no seu frontispício está escrito: "Sant’ Anna socorre os miseráveis". Além dela, destaca-se o Convento Nossa Senhora da Conceição, que começou a ser construído em meados do século XV pelos padres Franciscanos e, desde então, passou a ser o grande coração e o grande esteio de fé e esperança do povo Itanhaense.

Por último, algumas das festas comemoradas em Coruripe são: a festa do Bom Jesus dos Navegantes e de São Sebastião (janeiro), Festival do Coco (fevereiro), São José do Poxim (19 de março), Emancipação Política (16 de maio), São Roque (16 de agosto) e da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 de dezembro).

Fonte:

Portal online Prefeitura Municipal de Coruripe.

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...