Publicidade

ARTIGO

Cidade de Assis Brasil

Com uma área de 4.974 km² e uma população de 6.863 habitantes (2016), antigamente a sede do município de Assis Brasil localizava-se onde era o seringal Paraguassu, à margem esquerda do rio Acre. Em 1958, o seringal foi elevado à categoria de Vila Assis Brasil, recebendo essa homenagem pelos serviços prestados nas ações diplomáticas com o Bolivian Syndicate que permitiram chegar a um acordo com a Bolívia para anexar o Acre ao Brasil.

A transformação do município ocorreu a partir do desmembramento de Brasileia, e sua fundação deu-se em 1º de março de 1963, entretanto, veio a obter autonomia municipal apenas 14 de maio de 1976. Assis Brasil também é conhecida como a cidade das “Três fronteiras” por estar em território brasileiro e de fazer limite com os vizinhos Peru e Bolívia, ocupando o vigésimo primeiro lugar em número de população e o décimo terceiro em extensão territorial.

O município tem como atividades principais o comércio, a agricultura de subsistência, a pecuária e o extrativismo vegetal. Assis Brasil limita-se ao Norte, com o município de Sena Madureira; ao Sul, com o Peru e a Bolívia; a Leste, com o município de Brasileia e a Oeste, com o Peru. Possui temperatura média anual de 26,5º e está rodeada por áreas de floresta primária, com um extenso território municipal que inclui unidades de conservação ambiental.

As datas mais significativas em Assis Brasil são 14 de maio, aniversário do município, e 31 de maio, festa da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, durante os meses de julho e agosto, o município realiza o seu tradicional Festival de Praia, que conta com várias atrações regionais, e em agosto a Festa Folclórica.

O município de Assis Brasil é o único na regional do Alto Acre que concentra populações indígenas. Aproximadamente 280 índios Jaminawá e 480 Manchineri vivem em terras indígenas, chamadas Cabeceira do Rio Acre. A presença desses povos nessa região é muito remota e suas atividades básicas são a pesca, a caça, coletas de frutos da floresta, pequenos cultivos de subsistência e festividades, destacando-se também entre suas atividades o manejo do tracajá.

O extrativismo é uma atividade tradicional em todos os municípios do Alto Acre. O povoamento de Assis Brasil foi iniciado com o extrativismo da borracha e sua história está ligada a essa atividade econômica que atualmente se encontra em declínio, embora seja ainda fonte de renda para 25% da população rural dos municípios da regional. Hoje pratica-se o agroextrativismo, onde os agricultores familiares simultaneamente extraem Castanha-da-Amazônia, látex, óleos vegetais, resinas, cipós e frutas silvestres. Também existem atividades de criação de bovinos, pequenos animais, comércio em geral e recentemente projetos turísticos.

Assis Brasil, mesmo sendo uma cidade pequena, possui alguns dos pontos turísticos mais bonitos do Brasil. O Marco Rondon é um monumento no formato de torre que mede 6 m de altura, que foi erguido durante a missão de inspeção das fronteiras brasileiras pelo general do exército brasileiro Cândido Rondon, em 1929. Há também a Fronteira Trinacional Brasil-Peru-Bolívia que, além de ser a porta de saída de produtos regionais rumo aos portos marítimos do Oceano Pacífico, oferece um belíssimo cenário de florestas densas. Por fim, exite ainda o Santuário Alma de Bom Sucesso Templo dedicado à Santa Raimunda, seringueira a quem romeiros brasileiros, bolivianos e peruanos creditam milagres.

Fonte:

Portal online Governo do Estado do Acre

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...