Publicidade

ARTIGO

Estado do Acre

Uma terra de costumes, tradições, mistérios e magias localizado ao norte do Brasil, na fronteira com a Bolívia e o Peru e divisa com os estados do Amazonas e Rondônia, o Acre é um destino incrível, tanto por sua beleza natural quanto pelos monumentos erguidos em sua capital, Rio Branco.

O estado que teve seus tempos de glória na extração da borracha e da castanha e preserva parte de uma riqueza da humanidade, a floresta amazônica. Na preservação de suas conquistas históricas ou em seus modernos espaços de lazer e entretenimento, o Acre revela-se um estado que demonstra muito apreço por suas referências culturais. Em poucos mais de cem anos, a miscigenação tornou-se sinônimo de hospitalidade, respeito às diferenças culturais e, sobretudo, de cuidado com espaço natural.

Com peculiaridades que só podem ser vivenciadas através do contato com o local, é impossível afirmar que na região há uma única identidade ou cultura, afinal, são encontradas em suas micro-regiões várias culturas ricas e diversificadas. Capaz de conquistar admiradores no mundo inteiro o Acre tem forte influência indígena, paisagens inacreditáveis e uma biodiversidade surpreendente. O estado possui área de 152.581.388 quilômetros quadrados, 691.132 habitantes e suas cidades mais populosas são: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira.

A maior parte do estado ainda é formada por mata intocável, protegida principalmente pelo estabelecimento de florestas e proteção integral, reservas indígenas e reservas extrativistas. O nome Acre surgiu de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. Esse território, antes pertencente à Bolívia e ao Peru, foi aos poucos sendo ocupado por brasileiros. Os imigrantes avançaram pelas vias hidrográficas do rio Acre, Alto-Purus e Alto-Juruá, o que aumentou a população de local de brancos em cerca de quatro vezes em um ano.

Com 22 municípios em todo o Estado, o Acre guarda muitas peculiaridades. É o caso de Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, que possuem as densidades demográficas mais baixas. Chega-se a esses municípios somente de avião ou navegando pelos rios, que ainda são os caminhos tradicionais na Amazônia Brasileira. O município mais populoso na região do Alto Juruá é Cruzeiro do Sul, com a segunda maior população do estado. A região é acessível por terra pela Rodovia BR-364 somente durante os meses do verão amazônico, junho a agosto. Os municípios como Tarauacá, Feijó e Manuel Urbano, ao longo desta rodovia, contam com a mesma sorte enquanto aguardam o avanço da pavimentação já em andamento.

Os rios do estado constituem um meio de transporte muito importante e a maioria das cidades e povoados acreanos se originou às margens deles. Os principais cursos d’água da rede hidrográfica do estado correm na direção Nordeste e são afluentes da margem direita do rio Solimões, que a partir de Manaus recebe o nome de Amazonas. O clima acreano é do tipo equatorial, quente e úmido, com temperaturas médias anuais variando entre 24,5ºC e 32ºC (máxima), permanecendo uniforme em todo o estado e predominando em toda a região amazônica.

O peixe é uma das boas opções da culinária acreana, no estado a piscicultura se fortalece, e para quem gosta de carne branca o pirarucu e o filhote são boas opções para saborear. Outra espécie bastante apreciada é o tambaqui, sua costela pode ser uma das opções encontradas nos cardápios dos restaurantes locais.

O estado do Acre é governado por três poderes, o executivo, representado pelo governador, o legislativo, representado pela Assembleia Legislativa do Acre, e o judiciário, representado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre e outros tribunais e juízes. Também é permitida a participação popular nas decisões do governo através de referendos e plebiscitos.

Fonte: Portal online Governo Estadual do Acre

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...