Publicidade

ITABAIANA

Cidade de Itabaiana

Itabaiana foi uma das cidades sergipanas que se formou através da doação de sesmarias a colonizadores ou cultivadores. Foram esses colonizadores contemplados que deram início à ocupação da região, formaram o primeiro povoado, ergueram a primeira capela e edificaram a Igreja de Santo Antônio e Almas de Itabaiana. Tanto na história, quanto na etimologia de seu nome, a cidade carrega inúmeras lendas e correntes entre os habitantes, até os dias de hoje. Em relação à etimologia, não se sabe se o nome se deu pela existência de uma índia baiana chamada Ita, ou se surgiu como referência à serra, que tem o mesmo nome. Independente do motivo, o que se tem certeza é que o termo é de origem indígena e significa: naquela serra tem uma aldeia onde mora gente.

Atualmente a cidade é a 4ª mais importante do Estado, ficando atrás apenas de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Além de possuir um comércio bem desenvolvido, o maior do interior do Estado, ela é considerada “a cidade do caminhão”, título referente ao percentual de caminhão por pessoa, o maior do país. Economicamente, Itabaiana tem atividades diversificadas e faz parte da rota comercial intermediaria entre Aracaju (capital do Estado) e o sertão. Sua principal atividade econômica é a agricultura, que abastece todo o Estado com mandioca, batata-doce, tomate e cebola.

Já em relação ao turismo, a cidade oferece a Serra de Itabaiana, que é sede do IBAMA, com boa infraestrutura para assessorar os estudantes e pesquisadores. O local também possui estrutura para levar viajantes a aventurarem-se nas trilhas naturais, quase inalteradas pelo homem. Mas, infelizmente, hoje a serra tem sofrido muito com problemas de desmatamento, queimadas e depredação.

Clima

Mapa

Informações

Dados Gerais

Sigla:

Gentílico: Itabaianense

DDD: 79

CEP: 49500-001 a 49511-999

Aniversário: 28 de Agosto

Feriados Municipais:
28/08 - Aniversário da Cidade

Prefeito:
Valmir dos Santos Costa - 2017 a 2020

Site: www.itabaiana.se.gov.br

Indicadores

IDH: 0,642 (2010)

PIB: R$ 1.432.659.000,00 (2014)

PIB per capita: R$ 15.449,45 (2014)

Nº de empresas ativas: 5.182 (2016)

Geografia

População: 94.393 hab (2016)

Densidade: 258 hab/km²

Bairros: 21

Área urbana: km²

Área total: 337 km²

Altitude: 188 m

Clima: Semiárido

Região: Agreste Sergipano

Distância da capital: 57 km

Publicidade

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...