Publicidade

SANTA CATARINA

Meio Ambiente em Santa Catarina

Em Santa Catarina, empresas e cidadãos têm consciência de seu papel no desenvolvimento sustentável. Entre os estados brasileiros, Santa Catarina possui a maior porção de Mata Atlântica em relação à área original existente. A responsabilidade ambiental e social corporativa manifesta-se em ações como a implantação de sistemas de gestão que incluem grandes investimentos em educação ambiental.

A Mata Atlântica apresenta diferentes formações florestais no território catarinense. Na planície costeira predomina uma vegetação de pequeno porte influenciada pelo oceano, sendo que os mangues, restingas e dunas são característicos dessa área. Em direção oeste, após a vegetação litorânea, encontra-se a Floresta Tropical Atlântica. Nesse ambiente, a biodiversidade atinge seu ápice, com árvores de até 35 metros, em meio a árvores menores e arbustos, formando uma comunidade densa. No Planalto Ocidental, que constitui a parte mais extensa do território catarinense, a árvore típica é a Araucaria angustifolia, com domínio intercalado pela ocorrência dos campos e da floresta de transição. Também no Planalto, ao longo do Vale do Rio Uruguai e subindo por seus afluentes até altitudes de 600 a 800 metros, encontra-se a floresta subtropical, caracterizada por árvores que perdem parcial ou totalmente as folhas durante o inverno.

A Fatma (Fundação do Meio Ambiente) órgão do Governo catarinense encarregado da defesa e promoção da biodiversidade, atua na administração das unidades de conservação estaduais, fiscalização do uso dos recursos naturais em pesquisas, programas de recuperação e de licenciamento ambiental. Suas atividades incluem cooperação com outras instituições locais, agentes financeiros internacionais como Banco Mundial e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e parcerias com pesquisadores das universidades locais.

O Ministério Público de Santa Catarina desenvolve diversos programas ambientais em parceria com a Fatma e outras instituições regionais e estaduais. Destaca-se o programa Lixo Nosso de Cada Dia. Nos últimos anos, a questão da destinação do lixo no Estado foi praticamente resolvida, visto que o número de municípios com tratamento adequado pulou de 37 (12,6%) para 241 (82,3%).

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...