Publicidade

RIO DE JANEIRO

Estado do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro, conhecido internacionalmente pelas festas de Réveillon e Carnaval, é composto de 92 municípios que possuem infraestrutura propícia para o turismo, considerando a beleza e cultura da região que atraem visitantes de todas as partes do mundo.

O principal patrimônio cultural do Rio de Janeiro é o samba, ritmo originário das favelas e subúrbios, presente no cotidiano dos fluminenses. A paixão pelas escolas de samba leva multidões ao sambódromo.

O futebol é a outra grande paixão que mobiliza o povo. O estado abriga uma grande diversidade de estádios, ginásios e estruturas olímpicas, contudo, o maior deles é o Maracanã – Estádio Mário Filho, onde uma média de 6.794 pessoas visitam por mês.

A economia fluminense conta com o maior porto brasileiro e tem grande representatividade nos segmentos da indústria, comércio e turismo. O grande potencial em produção de energia é destaque no país, sendo 82% da produção nacional de petróleo realizada no estado. Além disso, o Rio de Janeiro é o único estado brasileiro produtor de energia nuclear e estão instaladas no estado as unidades de enriquecimento de urânio e as sedes das agências nacionais responsáveis pela área nuclear.

O estado sofre com a maioria dos problemas que existem em todos os grandes centros do mundo, no Rio de Janeiro, o maior deles é a segurança pública. Um dos projetos recentes que tem apresentado resultados, é a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora dentro das comunidades dominadas pela criminalidade. Em algumas favelas, as unidades têm acabado com o poder paralelo que o tráfico exerce.

O Rio de Janeiro também faz parte da rota de turismo histórico do país, pois possui uma grande variedade de monumentos e construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Cultural. A Família Real Portuguesa chegou ao estado em 1808, e com ela, o desenvolvimento urbano da região. Todos os órgãos da Administração Pública e da Justiça portuguesa foram transferidos para o Brasil, então criou-se academias, hospitais, quartéis etc. O processo de independência do país teve seu epicentro no estado e depois de proclamada, o Rio de Janeiro foi declarado capital brasileira em 1822, sendo transferida para Brasília apenas em 1960.

O principal símbolo e atração turística do Rio de Janeiro foi considerado uma das sete novas maravilhas do mundo. O Cristo Redentor foi construído para comemorar o centenário da independência brasileira. Em 1931 foi inaugurado oficialmente, com o desenho de Carlos Oswald e a execução do escultor francês Paul Maximilian Landowski.

Mini Mapa do Brasil

Mapa

Informações

Dados Gerais

Sigla: RJ

Capital: Rio de Janeiro

Site: www.rio.rj.gov.br

Geografia

População: 16.635.996 hab (2016)

Municipios: 92

Área: 43.781 km²

Região: Sudeste

Publicidade

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2017 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2017 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...