Publicidade
O estado Rio Grande do Sul é formado por 496 municípios em zona urbana e rural e a origem do seu povo vem da miscigenação dos indígenas com os lusos-brasileiros e hispânicos. A região faz fronteira com Uruguai e com a Argentina, o que lhe proporciona uma localização privilegiada entre os países que compõem o bloco econômico do Mercosul.
Os gaúchos alcançaram a marca de terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, o que significa melhores condições de vida na região. A mortalidade infantil é inferior a 13 óbitos por mil habitantes, a expectativa de vida está entre as maiores do país, superior a 74 anos, e a taxa de alfabetização ultrapassa os 92%.
As imigrações no estado começaram em 1824, incentivadas pelo governo brasileiro. Os italianos e os alemães foram os primeiros a trazer seus costumes e enriquecer a cultura rio-grandense. Os poloneses chegaram em grande número no fim do século XIX e os japoneses após a 2ª Guerra Mundial. Em 1880, foi a vez dos árabes e das novas migrações continuarem a contribuir para a formação das tradições gaúchas. Em menor número, também vieram para o estado os holandeses, chineses, franceses, ucranianos, russos, letonianos, ingleses, americanos, suíços, belgas, húngaros, gregos e suecos. Na região da Serra ainda é possível ouvir brasileiros falando alemão e italiano no lugar da língua portuguesa.
O destaque da economia do estado é a produção e exportação de grãos, contudo, grande parte das suas atividades são baseadas no setor industrial e de serviços. O crescimento latente da economia conferiu ao Rio Grande do Sul o título de quarto maior PIB do Brasil.
Ainda hoje, os pampas gaúchos e o chimarrão são os símbolos mais populares da rica cultura gaúcha. A paisagem das pradarias verdes e imensas, esconde a diversidade natural que existe nos Cerros, Serras e Restingas. Os prédios históricos, em diversas cidades e capitais farroupilhas da região são preservados, onde o visitante pode reviver a história de luta desse povo.
A infraestrutura do Rio Grande do Sul conta com grande potencial no turismo rural, de aventura, ecológico, religioso e histórico-cultural.
Geografia
População: 11.286.500 hab (2016)
Municipios: 497
Área: 281.737 km²
Região: Sul
Publicidade
Publicidade
O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.
© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados
© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados