Publicidade

CURITIBA

Delegacias de Polícia

Delegacia ou distrito policial, é uma unidade policial fixa constituída para o atendimento ao público, bem como para ser base de operações policiais, como as investigações criminais, a detenção temporária de suspeitos e de presos em flagrante delito.

Em algumas Polícias Militares Estaduais existem as Delegacias de Polícia Militar, ou Delegacias de Polícia Judiciária Militar, às quais compete o registro e a detenção provisória de militares estaduais que tenham cometido infrações penais, podendo também ser parte operacional das corregedorias dessas instituições.

Delegacias Especializadas

Em apoio ao trabalho das delegacias distritais, surgiram as delegacias especializadas como resultado do desenvolvimento da atividade criminosa que também se especializou, organizou-se em quadrilhas e estendeu as suas ações por largas faixas territoriais.

As principais delegacias especializadas reprimem o tráfico de entorpecentes, o roubo e o furto, inclusive de automóveis, as fraudes ou defraudações, com a indispensável inclusão das delegacias de homicídios, dentre essas unidades, pela importância do bem jurídico protegido que é a vida humana.

São delegacias especializadas: Delegacia de Atendimento à Mulher, Delegacia de Atendimento à Terceira Idade, Delegacia de Polícia Fazendária, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Delegacia de Homicídios, Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, Delegacia de Crimes contra a Saúde Pública, Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial, Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, Delegacia de Proteção à Infância e Adolescência, etc.

História

“Delegacias” são assim chamadas por terem, obrigatoriamente, que serem dirigidas por policiais de carreira, exercendo o cargo de Delegado de Polícia. Tal exercício exige dos policiais que os ocupam, possuírem graduação superior no curso de Direito.

Além do delegado, existem os policiais civis e outros profissionais qualificados que atuam em uma delegacia, como os Escrivães de Polícia, os Investigadores de Polícia, os Agentes de Telecomunicações Policial, os Papiloscopistas Policiais e os Carcereiros Policiais, dentre outros cargos públicos, sendo todos eles civis e providos no cargo somente mediante aprovação em concurso público. O Delegado de Polícia e o Escrivão de Polícia são cargos exclusivos da polícia judiciária.

O termo "delegacia" é amplamente usado em unidades pertencentes à Polícia Civil, órgão estadual ou federal (delegacias de polícia federal) de polícia judiciária encarregado da investigação criminal e responsável pela elaboração dos boletins ou registros de ocorrência, da apuração das infrações penais e consequentemente da instauração do procedimento de investigação denominado Inquérito Policial.

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...