Publicidade

CURITIBA

Áreas Verdes

A manutenção da cobertura florestal em Curitiba tem sido uma preocupação da gestão pública desde a década de 70. Desde então, a administração pública tem se posicionado frente a aprovação de leis, firmação de contratos e elaboração de estudos que ampliam e asseguram os serviços de proteção ambiental.

Em 1988, o primeiro trabalho técnico realizado verificou a cobertura florestal em Curitiba com o valor de cerca de 50 m² de área verde por habitante, valor muito acima dos 12 m² recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2005, um novo levantamento revelou que a cobertura florestal de Curitiba alcançou a medida de 51,5m² de área verde por habitante, com a inclusão da arborização viária.

Na perspectiva de buscar constantes alternativas e soluções ambientais, em outubro de 2006 foi aprovado o projeto de lei que cria a figura da Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), com a intenção de incentivar a preservação dos maciços florestais nativos e remanescentes. Os proprietários de imóveis cuja cobertura de vegetação nativa chega perto de 100%, e que as transformam em reservas particulares, recebem a isenção do IPTU, além de poderem transferir o potencial construtivo para outros imóveis.

Curitiba, até o final de 2009, contava com três Reservas Particulares. A primeira RPPN de Curitiba foi criada em 2007, e fica na área de preservação do rio Cascatinha. Em dezembro do mesmo ano, foi criada a segunda reserva, no bairro Campo Comprido, a menos de 10 quilômetros do Centro. A terceira RPPNM da cidade, a Reserva Barigui, preserva um bosque de 2.100 m² de mata nativa. Somadas, as três reservas contam com 27.600 m² de floresta.

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Meio Ambiente de Curitiba

Com cerca de 435 km² de extensão, Curitiba possui aproximadamente 80 milhões de m² de área verde, o que a torna um grande destaque nacional em ...

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...