Publicidade

CURITIBA

Mercado de Trabalho

Em 5o lugar no ranking das capitais brasileiras que mais empregaram em 2007, Curitiba foi a responsável pela geração de cerca de 31% do total de empregos registrados em todo o Estado do Paraná e 2% do total nacional.

Dentre os setores da atividade econômica que mais empregam mão de obra formal, o Terciário é o destaque, representando, em 2007, 82% dos empregos gerados no município. Em seguida estavam o Setor Secundário, com 17,11%, e o Primário, com 0,19% dos empregos formais em Curitiba. Em todos esses setores, a capital paranaense situa-se entre as dez capitais brasileiras com as maiores médias salariais.

Em relação às empresas, as de grande porte são as responsáveis por grande parte da geração de emprego em Curitiba. Sozinhas elas responderam por 43,3% dos empregos em 2007. As microempresas foram responsáveis por 23,6% dos empregos desse mesmo ano. Em seguida ficaram as empresas de pequeno porte (16,9%) e as de médio porte (16,2%).

Sobre o perfil dos contratados, os homens apresentam uma ligeira predominância sobre as mulheres, ocupando pouco mais da metade das vagas no mercado de trabalho. No município, a idade média dos empregados é de 36 anos e o seu grau de instrução é um dos diferenciais. Cerca de 35% dos trabalhadores de Curitiba possuem o ensino médio completo e aproximadamente 24% já concluíram o ensino superior.

Todas essas características contribuem para que Curitiba venha se destacando no mercado de trabalho. A Revista Você S.A. de 2005, por exemplo, a definiu como 2a Melhor Cidade do Sul do Brasil para se Trabalhar.

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Atividades Econômicas de Curitiba

Curitiba desenvolve em seu território atividades dos setores primário, secundário e terciário, sendo esse último o destaque municipal.

O ...

Órgãos de Classe

Paralelo ao desenvolvimento e à consequente atuação de distintos setores e atividades econômicas, surgiram em Curitiba vários órgãos de ...

Principais Empresas

Curitiba possui mais de 120 mil empreendimentos, dos quais cerca de 97% são definidos como microempresas, aproximadamente 2% são pequenas ...

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...