Publicidade

PARANÁ

Personalidades paranaenses na literatura

Integrando a literatura nacional, encontram-se diversos escritores de prosa e poesia naturais do Estado do Paraná, alguns inclusive com ganhadores de muitos prêmios e com destaque internacional.

Representando o movimento literário brasileiro do Parnasianismo está o paranaense Emilio de Menezes. Já no período seguinte, o do Simbolismo, saíram do Paraná os autores Emiliano Perneta, Nestor Vitor e Silveira Neto. Entretanto, a época em que houve a maior contribuição literária dos paranaenses foi a do Modernismo. Desse movimento, iniciado na década de 1920, surgiu Alice Ruiz, Andrade Muricy, Dalton Trevisan, Domingos Pellegrini, Helena Kolody, Paulo Leminski e Domingos Pellegrini.

Todos esses poetas e escritores de contos e romances são personalidades importantes da cultura paranaense, tendo eles formado o cenário da literatura no Estado e com a responsabilidade de divulgar cada vez mais o povo e a história do Paraná.

Publicidade

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Literatura do Paraná

No Paraná, a literatura é considerada uma parte da cultura que ainda necessita de uma maior identificação com o Estado. Muitas das obras ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...