Publicidade

PARAUAPEBAS

Cidade de Parauapebas

A cidade de Parauapebas, localizada no Estado do Pará, nasceu na década de 1960, quando pesquisadores descobriram a maior reserva mineral do mundo, na Serra de Carajás. Com a crescente atividade econômica, em 1981 começou a ser construída a Vila de Parauapebas. A notícia da construção do povoado provocou um intenso deslocamento de pessoas para a área, e a vila, que havia sido projetada para atender até 5 mil habitantes, já estava com cerca de 20 mil.

Anos mais tarde, garimpeiros de Serra Pelada invadiram a região para obrigar o governo federal a dar-lhes o direito de explorar o ouro do local. Contudo, nessa época também começaram os conflitos pela emancipação política da vila, que só teve autonomia administrativa depois de quatro anos de movimentos favoráveis ao desligamento político do município de Marabá.

Mesmo sendo considerada a maior província mineral do mundo, a cidade possui diversas alternativas econômicas que possibilitaram o crescimento do agronegócio, com ênfase para a pecuária de corte e leiteira, para a fruticultura, a produção de grãos e a exploração madeireira. Sua infraestrutura atual conta com um aeroporto para aeronaves de grande porte, uma ferrovia ligando o município com o Porto de Itaqui, no Maranhão, e rodovias em boas condições. Esses atributos facilitam a integração da localidade com todo o país e o exterior.

Seus 7.008 Km² de extensão comportam atualmente uma população de 101.440 habitantes, com uma taxa de crescimento anual variando entre 13% e 18%. A área urbana concentra 54.729 habitantes em 12.565 edificações, e do total de habitantes, 4.839 residem no núcleo urbano, na Serra dos Carajás.

Clima

Mapa

Informações

Dados Gerais

Sigla:

Gentílico:

DDD: 94

CEP:

Aniversário:

Feriados Municipais:

Prefeito:

Site: www.parauapebas.pa.gov.br

Indicadores

IDH:

PIB: R$

PIB per capita: R$

Nº de empresas ativas:

Geografia

População: 101.440 hab

Densidade: hab/km²

Bairros: 3

Área urbana: km²

Área total: 7.008 km²

Altitude: m

Clima:

Região: Sudeste Paraense

Publicidade

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...