Publicidade

SABARÁ

Cidade de Sabará

Município que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, Sabará está a 20 km de distância da capital. Com verões quentes e período de chuvas entre outubro e abril e temperatura média anual de 20ºC, seu clima é o tropical de altitude. Localiza-se às margens do Rio das Velhas e faz limites ao Norte com Taquaraçu de Minas, a Leste com Caeté, ao Sul Raposos e Nova Lima e a Oeste Santa Luzia e Belo Horizonte. seus 135.196 habitantes estão distribuídos em uma área de 302 km², segundo dados do IBGE 2016.

Atualmente a economia de Sabará baseia-se na indústria siderúrgica e no extrativismo mineral – minério de ferro e ouro, tendo a Companhia Siderúrgica Belgo Mineira com instalações na cidade. O turismo é outro setor da economia da bela Sabará, que atrai muitos visitantes e gera riquezas ao município.

Quanto ao harmonioso conjunto arquitetônico da cidade, várias edificações se destacam: a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com exterior bem simples, em contraste com a riqueza do interior, todo trabalhado em ouro e o teto que é pintado com motivos da ladainha de Nossa Senhora; a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, cuja fachada foi talhada pelo Mestre Aleijadinho; a Igreja de Nossa Senhora do Ó, uma construção bem pequena, mas ímpar e com forte influência oriental; e a Igreja do Rosário, que começou a ser construída toda em pedra pelos escravos e tendo sua obra interrompida quando ocorreu a assinatura da Lei Áurea, sendo retomada mais tarde.

Ao visitar Sabará nos meses de outubro e novembro não se pode deixar de ir à saborosa Festa da Jabuticaba, tradição no calendário da cidade. Além disso o visitante pode apreciar outras festividades como a Semana Santa, a Folia de Reis e a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Outros eventos também agitam o município ao longo do ano, como a festa da Cachaça, o Festival de teatro de Palco e Rua e a Festa Junina. O carnaval tem se tornado uma tradição nas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João del Rei e, mais recentemente, Diamantina, Sabará e Tiradentes integram o circuito da folia que atrai muitos turistas.

Clima

Mapa

Informações

Dados Gerais

Sigla:

Gentílico: Sabaraense

DDD: 31

CEP: 34500-001 a 34799-99

Aniversário: 17 de Julho

Feriados Municipais:
17/07 - Aniversário da Cidade

Prefeito:
Wander José Goddard Borges - 2017 a 2020

Site: www.sabara.mg.gov.br

Indicadores

IDH: 0,731 (2010)

PIB: R$ 2.132.399.000,00 (2014)

PIB per capita: R$ 15.969,67 (2014)

Nº de empresas ativas:

Geografia

População: 135.196 hab (2016)

Densidade: 417 hab/km²

Bairros: 56

Área urbana: km²

Área total: 302 km²

Altitude: 723 m

Clima: Tropical de Altitude (Cwa)

Região: Metropolitana de Belo Horizont

Distância da capital: 20 km

Publicidade

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...