Publicidade

GOVERNADOR VALADARES

Cidade de Governador Valadares

O município de Governador Valadares localiza-se a leste do estado de Minas Gerais, no vale do Rio Doce, e é considerado um polo econômico do leste mineiro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui uma população estimada em 279.665 habitantes para o ano de 2016, distribuída em uma área de 2.342 km².

Seu clima é tropical quente úmido, com temperatura média anual de 25°C. Faz limites com os municípios de Sardoá, Açucena, Periquito, Coaraci, Marilac, Mathias Lobato, Frei Inocêncio, Jampruca, Nova Módica, Divino das laranjeiras, Galileia, Tumiritinga, Alpercata e São Geraldo da Piedade.

A região onde hoje denomina-se de Governador Valadares já era habitada por índios Botocudos e Aymorés, antes da chegada do homem branco. As terras começaram a ser desbravadas no século XVIII, quando exploradores de minerais e criadores de gado instalaram-se nessa localidade.

O povoado era conhecido como Arraial de Porto de Dom Manuel, depois passou a ser chamado de Porto da Figueira, mais tarde, Santo Antônio da Figueira. Por volta do ano de 1884, foi elevado a Distrito com o nome de Santo Antônio da Figueira. Em 1923 chamava-se Figueira e, em 1937, tornou-se município, sendo desmembrado do município de Peçanha com o nome de Governador Valadares.

As principais atividades econômicas do município são: beneficiamento de produtos regionais, extração de madeira, mica e pedras semi-preciosas. Além disso, o Rio Doce possui uma grande importância econômica para a região, pois abriga o maior complexo siderúrgico da América Latina – Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, Acesita e Usiminas e a maior mineradora a céu aberto do mundo, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Cenibra. Tais companhias desempenham papel significativo nas exportações brasileiras de minério de ferro, aço e celulose.

O município oferece ao visitante e ao morador vários atrações turísticas como a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira dos Bretas, Cachoeira Véu das Noivas, Ilha dos Araújos, Lavra de gol Conda. O Pico do Ibituruna com 1.123 metros de altitude, tornou-se um local ideal para os praticantes de esportes radicais. Valadares é conhecida como “Plataforma Mundial do Voo Livre”. Centenas de praticantes de vários lugares do Brasil, Japão, Estados Unidos, Europa, Austrália, enchem o céu da cidade com suas asas deltas e paragliders. Nos últimos anos Valadares tem recebido vários investimentos nos mais diferentes setores da economia fazendo de Valadares uma cidade que vale a pena conhecer.

Clima

Mapa

Informações

Dados Gerais

Sigla:

Gentílico: Valadarense

DDD: 33

CEP: 35000-001 a 35109-999

Aniversário: 30 de Janeiro

Feriados Municipais:
30/01 - Aniversário da Cidade

Prefeito:
André Luiz Coelho Merlo - 2017 a 2020

Site: www.valadares.mg.gov.br

Indicadores

IDH: 0,727 (2010)

PIB: R$ 5.072.185.000,00 (2014)

PIB per capita: R$ 18.311,47 (2014)

Nº de empresas ativas: 28.018 (2016)

Geografia

População: 279.665 hab (2016)

Densidade: 112 hab/km²

Bairros: 128

Área urbana: km²

Área total: 2.342 km²

Altitude: 170 m

Clima: Tropical Semiúmido (Aw)

Região: Vale do Rio Doce

Distância da capital: 320 km

Publicidade

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...