Publicidade
Com o início da colonização do Brasil, que era baseada no extrativismo e exploração, tornou-se necessário um número considerável de mão de obra, principalmente porque começava o cultivo da cana-de-açúcar. Assim, foram trazidos milhares de africanos para suprir essa necessidade, uma vez que os índios apresentavam resistência à escravidão e não eram tão “qualificados” como os negros, que tinham experiência com trabalhos com ferro, criação de gado e atividade açucareira.
Os africanos eram trazidos em navios negreiros sob péssimas condições e, chegando ao destino, eram vendidos como mercadorias sendo tratados com ações desumanas: trabalhavam muito, recebiam punições, abrigavam-se em senzalas (galpões), eram acorrentados e recebiam uma péssima alimentação.
Fugas individuais e coletivas, agressões contra senhores e resistência faziam parte da relação dos escravos com os senhores de engenho, pois o fato dos negros terem sido escravizados não significa que não apresentaram resistência. Depois de vários conflitos e revoltas foram gerados resultados como a Lei do Ventre Livre e, em 1888, foi abolida a escravatura concedendo liberdade aos negros, o que não era garantia de uma vida digna.
Publicidade
A colonização do Brasil ocorreu a partir de 1530, pois até então só estava sendo realizado o extrativismo do pau-brasil. Mas, com as ameaças ...
Os primeiros habitantes que ocuparam o território brasileiro foram os índios, povo com uma cultura totalmente diferente da europeia. Embora não ...
Publicidade
O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.
© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados
© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados