Publicidade

SÃO MATEUS

Cidade de São Mateus

A cidade de São Mateus localiza-se no litoral norte do estado do Espírito Santo e fica a 215 km de distância da capital Vitória. Faz limites ao Norte com Conceição da Barra, Boa Esperança e Pinheiros; ao Sul com Linhares, Jaguaré, Vila Valério e São Gabriel da Palha, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com Boa Esperança e Nova Venécia.

Com uma área de 2.338 km² e uma população estimada 126.437 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2016. A temperatura média anual é de 25ºC e o clima é o tropical quente e úmido com um período de chuva em outubro e abril.

A economia do município está baseada na exploração e produção de petróleo e, com o preço do petróleo ainda em alta no mercado internacional, a Petrobras criou o Distrito de Exploração na cidade de São Mateus. Devido à exploração do petróleo, houve a necessidade de se abrir novas estradas para ter um melhor acesso às regiões pouco habitadas. Na economia local destaca-se também a agricultura, a pecuária e o comércio, que é referência no Norte do estado e no extremo Sul da Bahia. Há, ainda, a plantação de florestas de eucalipto pelas empresas Aracruz Celulose S/A e Companhia Vale do Rio Doce.

A cidade oferece vários atrativos turísticos como o Balneário de Guriri (Distrito), uma ilha com praias que alcançam 12 km de extensão, com águas mornas e límpidas. Está 12 km de São Mateus e abriga a Base do Projeto Tamar que visa proteger e preservar as espécies de tartarugas marinhas do litoral capixaba. A Praia de Barra Nova é uma vila de pescadores com quase nenhuma infraestrutura, praticamente deserta torna-se uma ótima opção para quem está à procura de tranquilidade e de uma bela paisagem. A Praia de Uruçuquara, que está a 58 km da cidade, muito frequentada por surfistas por possuir mar aberto, torna-se um lugar aprazível, tranquilo, com águas claras e mornas e de uma beleza incomparável.

Além das praias, com suas belezas naturais, há na cidade vários locais interessantes para se conhecer, como o Sítio Histórico do Porto de São Mateus, com prédios do final do século XVIII, em estilo português, o qual situa-se na parte baixa de São Mateus. Esse porto, que representa a grandeza e a importância da localidade, pois através dele se escoava tudo o que era produzido na região para Salvador, Vitória e Rio de Janeiro. Outro atrativo histórico interessante é a Igreja Velha, considerada o “cartão de visita” da cidade, que foi construída em 1596 pelos padres jesuítas, índios e escravos. Há também a Biquinha, bica de 1880, que faz parte do Patrimônio Histórico de São Mateus e que durante muito tempo forneceu à comunidade água potável. O Museu Histórico possui em seu acervo urnas funerárias de cerâmica, de origem tupi, documentos e móveis de época. Com manifestações folclóricas e culturais, os circuitos do Beiju, Caju, o Festival de Teatro Amador (Fenate) e a Festa de São Benedito que acontece em dezembro, na época do Natal, de origem ibérica, conhecida como “Reis de Boi”, são mais um convite para se visitar São Mateus.

Clima

Mapa

Informações

Dados Gerais

Sigla:

Gentílico: Mateense

DDD: 27

CEP: 29930-001 a 29949-999

Aniversário: 21 de Setembro

Feriados Municipais:
21/09 - Aniversário da Cidde

Prefeito:
Daniel Santana Barbosa

Site: www.saomateus.es.gov.br

Indicadores

IDH: 0,735 (2010)

PIB: R$ 1.992.503.000,00 (2014)

PIB per capita: R$ 16.243,05 (2014)

Nº de empresas ativas: 11.484 (2016)

Geografia

População: 126.437 hab (2016)

Densidade: 46 hab/km²

Bairros: 58

Área urbana: km²

Área total: 2.338 km²

Altitude: 36 m

Clima: Tropical Semiúmido (Aw)

Região: Litoral Norte Espírito-Santens

Distância da capital: 215 km

Publicidade

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...