Publicidade

PARINTINS

Cidade de Parintins

Conhecido como o município mais festeiro do Amazonas, Parintins surpreende ao aliar elementos passados com atuais, enriquecendo a cultura amazonense. Tais influências remetem às tribos existentes na região, como Tupinambás, Parintins, Sapupé, Peruviana, Mundurucu e Mawé. O contato com tais tradições aconteceu em 1749, com a descoberta de José Gonçalves da Fonseca. Entretanto, a ocupação apenas aconteceu em 1796 e, sua denominação atual, em homenagem a um dos grupos indígenas da região, em 1880.

Atualmente, Parintins representa a segunda maior cidade e um dos pontos turísticos mais importantes do estado do Amazonas. Sua vegetação, sua infraestrutura e gastronomia reforçam tal fama. Dotada de uma vegetação de várzea, surpreende, em cada temporada, com um paisagem rica e interessante. Sua infraestrutura conta com um sistema de transporte rodoviário e aéreo, permitindo a cheegada de turistas na região. Além disso, sua gastronomia encanta na profusão de frutas e peixes únicos, combinados em pratos fortes e deliciosos.

Entretanto, a maior responsável pela fama da cidade é a “Festa dos Bumbás Caprichoso e Garantido”. Transmitindo a criatividade e cultura amazonense, demonstra suas histórias através de um espetáculo de imagens, sons e cores. Desse modo, a cultura indígena é retomada, unindo-se a uma rica fusão com os tempos contemporâneos. Suas festividades atraem milhares de turistas em junho, encantados por essa conhecida atração a céu aberto.

De tal modo, a cidade de Parintins permite a conexão com as histórias, desejos e ações de um povo. Possui, entre outras coisas, uma dimensão indígena extremamente farta, que chama a atenção de todos os visitantes. Tal familiaridade e encantamento são responsáveis por sua fama, transmitindo um momento sem igual a seus participantes.

Clima

Mapa

Informações

Dados Gerais

Sigla:

Gentílico: Parintinense

DDD: 92

CEP: 69150-001 a 69159-999

Aniversário: 15 de Outubro

Feriados Municipais:
15/10 - Aniversário da Cidade

Prefeito:
Frank Luiz da Cunha Garcia - 2017 a 2020

Site: www.parintins.am.gov.br

Indicadores

IDH: 0,658 (2010)

PIB: R$ 1.023.955.000,00 (2014)

PIB per capita: R$ 9.274,03 (2014)

Nº de empresas ativas: 5.011 (2016)

Geografia

População: 112.716 hab (2016)

Densidade: 17 hab/km²

Bairros: 22

Área urbana: km²

Área total: 5.956 km²

Altitude: 27 m

Clima: Equatorial Am

Região: Centro Amazonense

Distância da capital: 369 km

Publicidade

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...