Publicidade

BRASIL

Brasil Colonial

A colonização do Brasil ocorreu a partir de 1530, pois até então só estava sendo realizado o extrativismo do pau-brasil. Mas, com as ameaças de invasões e tomadas de território, a coroa portuguesa enviou uma expedição comandada por Martim Afonso de Sousa para reconhecer as terras e povoá-las, inciando o plantio de cana-de-açúcar.

Inicialmente foi criada a vila de São Vicente (no litoral paulista) e, logo depois, foram instituídas as Capitanias Hereditárias, faixas de terras que ficaram sob o comando dos donatários, homens de confiança do rei, que poderiam explorar a região, dando conta de protegê-la de invasões e pagando tributos à coroa.

Como a maior parte das capitanias fracassaram, a Coroa portuguesa foi retomando aos poucos cada uma delas (que ao todo eram 15) e impetrou o chamado governo-geral, que nomeou um governador para toda a colônia, sendo que o primeiro foi Tomé de Sousa. Com a consolidação da colônia outros elementos foram desenvolvidos como o fumo e o gado.

No século XVIII, com o declínio da cana-de-açúcar, o foco de exploração foram as jazidas de ouro encontradas em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Em meio a todo esse processo foi se formando a sociedade colonial, composta pelos colonizadores (enviados do rei, degredados e jesuítas), pelos índios e pelos escravos africanos. Assim, além da exploração e das questões econômicas e territoriais, foram levantadas ações religiosas para atender e controlar a sociedade existente.

Publicidade

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Escravidão no Brasil

Com o início da colonização do Brasil, que era baseada no extrativismo e exploração, tornou-se necessário um número considerável de mão de ...

Primeiros habitantes

Os primeiros habitantes que ocuparam o território brasileiro foram os índios, povo com uma cultura totalmente diferente da europeia. Embora não ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2017 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2017 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...